22/08/2023
Região Segurança

Polícia faz cerco para capturar contrabandistas e prende dois homens

O "batedor" de 45 anos dirigia uma Strada Adventure Branca e o outro homem, de 28 anos, levava cigarros do Paraguai em uma Toyota Hilux Branca

Polícia faz cerco para capturar contrabandistas e prende dois homens (Foto: Ascom/PM)

A Polícia Militar (PM) fez um cerco para capturar contrabandistas e acabou prendendo dois homens, um de 28 anos e outro de 45, nessa quinta (8) em Boa Ventura de São Roque. O motorista de 45 anos dirigia uma picape Strada Adventure Branca como “batedor”, e o outro homem levava cigarros do Paraguai em uma caminhonete Toyota Hilux Branca.

De acordo com o boletim, a PM de Umuarama e de Santa Maria do Oeste fizeram um levantamento de informações referente aos crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Então, constataram que periodicamente passam pela Região Central veículos cheios de ilícitos, vindos do Paraguai.

Assim, passaram pelo trevo de Pitanga, na PR-466 sentido a Guarapuava, uma Fiat Strada Adventure e logo atrás uma Toyota Hilux. Segundo a polícia, esse é um modo de operação típico de contrabandistas, pois usam de um batedor para a carga passar logo em seguida, ou seja, carro que segue na frente para alertar a respeito de blitzes e ações de fiscalização.

Diante dessas informações, as equipes de polícia de Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque e Turvo se uniram e fizeram um cerco para abordar os veículos. Além disso, a PM de Boa Ventura fez um bloqueio na PR-466, próximo ao trevo de acesso ao município, com o auxílio de dois caminhões do tipo Truck.

Os veículos monitorados trafegavam pela via. Neste momento, as equipes avistaram a Strada e logo depois uma caminhonete preta, então a equipe informou que a caminhonete branca fez o retorno de forma brusca, e entrou em uma estrada da Região.

PROCEDIMENTOS

Conforme as informações da PM, imediatamente os policiais embarcaram na viatura e iniciaram acompanhamento tático, dando voz de abordagem com sinais luminosos e sonoros. Porém, o motorista da Hilux não acatou a ordem e seguiu em alta velocidade, até que tentou jogar a caminhonete para cima da viatura.

Para se defender, a PM então efetuou um disparo de arma de fogo no pneu do veículo, mas mesmo com os pneus furados o homem fugiu. Entretanto, mais a frente o motorista perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco. O homem desceu da caminhonete e fugiu para dentro de uma mata fechada.

Ao verificar o veículo, a polícia constatou que a Hilux estava completamente carregada de cigarros, e que o veículo havia sido furtado em Poços de Caldas/MG. Depois disso, a equipe da PM e da PRF iniciaram buscas com drones e fizeram um cerco ao homem na mata, e o encontraram escondido atrás de um barranco.

A PM então perguntou sobre a situação e ele confessou que levaria a carga para Curitiba. Portanto, a equipe apreendeu o celular do homem quando chegou uma mensagem de um contato dizendo que iria resgatá-lo. Os policiais então aguardaram o resgate e viram a Fiat Strada fazendo uma manobra de risco no acostamento da rodovia.

PRISÃO

De acordo com a polícia, na sequência, o motorista da Strada levou a picape em direção dos policiais, e depois percorreu um longo trajeto na rodovia. Ele forçou ultrapassagens, tirou outro veículo da via e quase causou acidentes no percurso. Contudo, em determinado momento, ele parou o veículo e saiu correndo em direção de uma propriedade rural.

Por fim, a equipe perseguiu o homem de 45 anos, o encontrou e o encaminhou junto com os veículos, carga de cigarros e o outro motorista até a Polícia Federal, juntamente com celulares.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.