22/08/2023
Cotidiano

Polícia Federal registra aumento de 12% na emissão de passaportes

imagem-22939

Normal
0
21

false
false
false

MicrosoftInternetExplorer4

st1:*{behavior:url(#ieooui) }

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}

A demanda por passaportes em janeiro, mesmo sem o mês estar fechado, já registra um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2010. A informação é da Polícia Federal, delegacia de Guarapuava. Nesse período, de acordo com o delegado Carlos Eduardo Vieira Bianchi, foram emitidos 159 passaportes.

Ressalta-se que a média de passaportes emitidos no ano de 2010 foi de 148 por mês, sendo que as solicitações do documento de viagem no mês de janeiro é em torno de 8% acima da média anual.

Guarapuava, porém, ainda não emite o novo modelo desse documento que passará a contar com um chip. Segundo o delegado, o passaporte eletrônico (com chip) já é confeccionado no Brasil em todas as Delegacias da Polícia Federal desde o dia 10 de janeiro deste ano. Contudo trata-se de um projeto-piloto e está em fase de testes. Futuramente, o diretor geral da Polícia Federal e/ou o Ministro da Justiça devem fazer o lançamento oficial do documento. O passaporte eletrônico possui os mesmos itens de segurança do passaporte anterior. O que muda é que a inserção dos dados do usuário em meio eletrônico e, uma vez gravados, não podem ser modificados posteriormente, evitando a falsificação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.