Policiais cumprem mandado em Guarapuava em investigação do RJ

Operação deflagrada pela Polícia e MP do Rio de Janeiro investiga empresas 'fantasmas' ligadas ao Comando Vermelho

Policiais cumprem mandado em Guarapuava em investigação do RJ (Foto: Arquivo/RSN)

A Polícia Civil de Guarapuava participou nesta quinta (17) da Operação Overload 2. O movimento policial foi deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro em cinco Estados. De acordo com a polícia, em Guarapuava foi cumprindo um mandado de busca e apreensão, na casa de familiares de um casal guarapuavano, que encontra-se preso no estado do Rio. Entretanto, a polícia não encontrou nada de ilícito. Os mandados tinham endereço em outras nove cidade de cinco estados.

Conforme as informações policiais, após cinco anos de investigações, a Polícia Civil e o MP do Rio de Janeiro identificaram um esquema de lavagem de dinheiro. Assim, nasceu a Operação Overload 2, deflagrada nesta quinta (17).

Desse modo, os alvos das investigações são pessoas e empresas que fazem parte do facção criminosa ‘Comando Vermelho’. Entretanto, muitas dessas empresas ‘existiam’  apenas como ‘fachada’.  Portanto, serviam para a lavagem de dinheiro, principalmente, do tráfico de drogas e vendas de armas. Segundo nota da polícia, o dinheiro das negociações criminosas ‘engordava’ contas dessas empresas. Depois servia para pagamento de salário ou era computado como lucro.

De acordo com as investigações, em menos de um ano, a rede movimentou R$ 200 milhões. As ordens partiam de dentro de presídios. Assim sendo, a rede criminosa utilizou 10 CPFs e 35 CNPJs. Todavia, as contas bancárias já estão bloqueadas.

Conforme a operação, entre 12 denunciados estão líderes do PCC. São eles, Elias Pereira da Silva, o ‘Elias Maluco’, e Márcio Santos Nepomuceno, o ‘Marcinho VP’. Os dois estão presos na penitenciária federal de Catanduvas, a 217 quilômetros de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

AGRONEGÓCIO EM ALTA

Valor do bruto da produção agrícola de Guarapuava supera R$ 1 bi

AUMENTOU

Guarapuava confirma 53 novos casos de covid-19

BOA SAFRA

Safra de verão deve colher 24 milhões de toneladas no Paraná

Comentários