22/08/2023
Guarapuava Segurança

Policiais reforçam segurança com a operação Eleições 2020

Operação tem o intuito de combater crimes eleitorais como corrupção eleitoral, 'boca-de-urna' e proibir o chamado 'voo da madrugada'

Homem é preso por roubar carne em mercado (Foto: Arquivo/RSN)

Policiais reforçam policiamento com a operação Eleições 2020 (Foto: Arquivo/RSN)

O Departamento de Polícia Federal de Guarapuava vai trabalhar em apoio à Justiça Eleitoral neste domingo (15), dia de eleições. Assim, exercerá as atribuições constitucionais, previstas no Art. 144, I, §1º, IV, CF/88. Referem-se à prevenção e repressão de infrações contra a ordem política durante o primeiro turno de eleições para prefeitos e vereadores.

Portanto, neste sábado (14)  e domingo (15) os policiais da Delegacia Federal de Guarapuava vão atender as 17 zonas eleitorais. Desse modo, fazendo um policiamento ostensivo nos municípios de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Bom Sucesso do Sul, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Candói, Cantagalo,
Chopinzinho e Clevelândia. Bem como, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Diamante do Sul, Foz do
Jordão, Goioxim, Guarapuava, Honório Serpa, Inácio Martins, Itapejara d’Oeste e Laranjal. Assim como, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Manoel Ribas, Mariópolis, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeiras, Palmas, Palmital, Pato Branco, Pinhão e Pitanga. Além disso em Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Turvo, Virmond e Vitorino.

Sendo assim, a Operação Policial Federal tem o intuito de combater crimes eleitorais, tais como corrupção eleitoral, ‘boca-de-urna’ e transporte ilícito de eleitores. Mas, também, a coibição do chamado ‘voo da madrugada’ que é o derrame de material de propaganda nos locais de votação e proximidades. Os policiais também atuam para combater fraudes eleitorais em geral, arrecadar objetos e materiais utilizados indevidamente na campanha, prover segurança ao processo de votação e, prover segurança ao processo de apuração.

Portanto, a  PF contará com equipes de plantão hoje (14) para a coleta de denúncias e intervenção.

16º BPM

O comandante do 16º BPM, Major Cubas, informou que a equipe vai estar com um policiamento maior, envolvendo escalas extras. “Vamos ter mais nove equipes de serviço, com viaturas e policiamento motorizado em Guarapuava e nos Distritos. Nos municípios vizinhos vamos ter o reforço de mais cinco policiais militares. Na sede de comarca vamos ter um oficial responsável por cada comarca, trabalhando junto a Justiça Eleitoral. Vamos atender os 24 municípios com dedicação e muito reforço. Eu estarei comandando a Operação Eleições 2020. Neste sábado vamos ter operações para coibir os crimes que envolvem as eleições. Assim vão trabalha a Rotam e a Choque. Vamos oferecer segurança aos eleitores”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.