O enfrentamento do município em relação à prevenção, combate e recuperação de dependentes quimicos tem servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras. A afirmação é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Esta é a primeira vez que uma administração municipal encara essa responsabilidade contratando equipe multidisciplinar e muitos municípios estão solicitando o nosso know-how”, disse Giovani Caetano Jaskulski, que coordena o Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas.
Implantado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a criação de um setor específico para o tema, o Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, possui uma equipe multidisciplinar destinada a desenvolver ações que envolvem a saúde, a educação, a assistência social e outros setores afins. “O nosso trabalho é em rede envolvendo o indivíduo na sua integralidade. É uma ação de começo, meio e fim”, diz Jaskulski. A equipe multidisciplinar presta atendimento ao público envolvido nos projetos e em comunidades terapêuticas da cidade: Betânia, IASEF (Instituto Amanhecer Sem Fome) e Resgate Vida, e outras instituições.
Para envolver a área educacional, a ideia são palestras e outras ações preventivas nas escolas. “Neste ano vamos promover o I Concurso de Desenho sobre a prevenção ao uso de drogas para os alunos de primeira a quarta série”.
Uma atividade que já está sendo organizada é o I Festival de Arte que acontecerá em 16,17 e 18 de junho na Semana de Prevenção Contra as Drogas. O tem é “Fé na Prevenção” que vai conscientizar e mobilizar jovens e líderes espirituais motivando o protagonismo. “Queremos preparar agentes multiplicadores”. O festival vai envolver música, teatro e dança.
PARCERIAS
As parcerias estão presentes no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em Guarapuava. Com a Faculdade Campo Real, por exemplo, foi criado o curso de Pós Graduação em Dependência Química. A partir deste mês uma nova parceria com Campo Real, vai permitir que a RealClin atenda as famílias dos dependentes químicos cadastrados na Secretaria.
Projetos também são desenvolvidos com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).