Ponta Grossa: um destino cheio de atrativos naturais

Está programando a viagem depois que a pandemia passar? O Portal RSN traz uma linda sugestão para você se programar. Nosso personagem de hoje é Ponta Grossa

Parque Vila Velha é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade (Foto: Viaje Paraná)

Está programando a viagem depois que a pandemia passar? O Portal RSN traz uma linda sugestão para você se programar. Nosso personagem de hoje é Ponta Grossa. A cidade é dotada de posição geográfica privilegiada devido às várias possibilidades de acesso a todas as Regiões do Estado. De acordo com as informações, o nome é de origem geográfica. Além disso, tem referência a uma colina de grande diâmetro coberta por um capão de mato. Essa colina podia ser vista de longa distância por todos que viajavam pela Região.

Os site Viaje Paraná destaca que a cidade tem uma série de atrativos naturais e concilia seu crescimento ao respeito pelo meio ambiente. Com raízes ligadas ao tropeirismo, Ponta Grossa tem marcas de sua história na arquitetura, caminhos das estradas de ferro e marcos referenciais de uma Região acostumada a acolher migrantes e imigrantes, formando uma cultura local plural que pode ser vista nas festas típicas, culinária e outras manifestações.

Além disso, depois da construção da Estrada de Ferro, a cidade virou um grande centro comercial, cultural e social. Também chegaram imigrantes ucranianos, alemães, poloneses, italianos, russo, sírios e libaneses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

As principais destaques no turismo são o Parque Estadual de Vila Velha, uma área de arenitos milenares, e a tradicional MunchenFest, a única festa do país com a chancela do Consulado da Alemanha do Sul do Brasil. Dessa maneira, a festividade reúne culinária, danças e brincadeiras típicas em celebração aos imigrantes alemães e sua contribuição para a formação do município.

CURTIR A NATUREZA

Uma das sugestões do site é a represa dos Alagados. De acordo com as informações, o local ideal para quem procura uma alternativa de lazer e ter contato com a natureza. Quem gosta de esportes, lá, é possível praticar atividades de remo, Wind-surf, pescaria, natação e outros.

TRILHAS E CACHOEIRAS

Além disso, o município é rodeado por formações de arenito e mata nativa, a Cachoeira da Mariquinha tem 30 metros de altura e fica a poucos quilômetros do Centro da cidade. Além da água cristalina e da vista, o local é ideal para acampamentos, trilhas e caminhadas.

Ainda de acordo com as informações, há muitas quedas de água, o Canyon e Cachoeira do São Jorge têm como atrativo uma cachoeira de 30 metros de altura, além de paredões de pedra ideais para a prática de rappel.

PASSEIOS

Parque Vila Velha
Criado em 1953, o Parque de Vila Velha tem área superior a 3 mil hectares. As principais atrações são os Arenitos, formações rochosas de formas variadas, a mais conhecida é “A Taça”. Além disso, também tem Furnas – grandes poços com vegetação exuberante e água (lençol subterrâneo), e a Lagoa Dourada, que tem este nome devido à coloração que apresenta quando reflete a luz do sol.

Buraco do Padre (Foto: Viaje Paraná)

Buraco do Padre
Ainda conforme o Viaje Paraná, o nome está ligado à história dos padres jesuítas que meditavam no local. É uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uma cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna. Assim, para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha de um quilômetro. Desse modo, devido à acessibilidade, cadeirantes e pessoas de dificuldade de locomoção podem percorrer a trilha principal.

Furnas (Foto: Viaje Paraná)

Alagados
O lago artificial foi criado na década de 40, quando o Rio Pitangui foi represado. Localizado a 20 km da cidade, é o maior responsável pelo abastecimento de água na cidade. O local é ideal para contato com a natureza, sendo uma alternativa de lazer. Lá, é possível praticar atividades de remo, Wind-surf, pescaria, natação etc.

Catedral da Santana (Foto: Viaje Paraná)

Catedral de Santana
Está na região Central de Ponta Grossa. O projeto foi iniciado em 1978 em substituição antigo prédio. Vitrais e arquitetura proporcionam uma experiência diferente e visão privilegiada da cidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

LUTO

Morre o médico pediatra George Karam por complicações da covid-19

EXPLOSÃO DE LUZ

Centro, bairros e distritos terão iluminação de Natal em Guarapuava

AJUDE ALGUÉM!

Pandemia reflete ativamente na saúde mental da população

Comentários