Castro – A equipe feminina de Ponta Grossa (foto) conquistou o título de vôlei por W x O na fase regional dos 23.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), nesta sexta-feira (24/7), em Castro. O adversário, Telêmaco Borba, não pôde jogar porque seus atletas estavam sem os documentos de identificação. Os documentos teriam sido roubados de um veículo na noite quinta-feira.
Os dirigentes de Telêmaco Borba ainda tentaram uma licença especial com o Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos Oficiais do Paraná, mas não conseguiram. Segundo o Tribunal se abriria um grande precedente, já que atletas sem identificação não podem jogar. Com os documentos das meninas estavam os dos meninos que também perderam por W x O a disputa pelo terceiro lugar com Palmeira.
Diante do grupo de atletas desolados, o técnico de Telêmaco Borba, Ovídio Gomes Ribeiro Júnior, que estava com o carro quando os documentos teriam sido roubados, assumiu a culpa. Eu assumo a culpa. A culpa é toda minha, se penitenciou. Além de não disputar o título, outro prejuízo lamentado pelas meninas foi a chance de se classificar para a fase final da competição, de 25 de setembro a 2 de outubro, em Umuarama, quando enfrentaria as melhores equipes do Estado.
A conquista do título pelas meninas de Telêmaco Borba era uma probabilidade grande, uma vez que, na etapa de classificação, ganharam do mesmo adversário, por 2 a 0, conquistando o primeiro lugar do grupo. Elas chegaram invictas à final, com três vitórias na etapa de classificação e uma nas semifinais.
Em Castro, para acompanhar a decisão, o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, lamentou o ocorrido: Foi um desfecho que ninguém queria, muito menos nós da organização. Esperamos que isso sirva pelo menos de alerta para outras delegações, para que tomem o máximo cuidado com os documentos.
Com o W x O nem as meninas de Ponta Grossa ficaram satisfeitas. Elas queriam jogar e muitas até trouxeram os familiares para torcer e acompanhar a partida. Com esse resultado, Ponta Grossa foi declarada campeã e se classificou para a fase final, ao mesmo tempo em que o terceiro colocado, Pinhão, passou para vice, e o quarto, Piraí do Sul, para terceiro lugar.
Na definição do terceiro lugar, no Ginásio de Esportes Padre José Pagnocco, no mesmo local que sairia a decisão, Pinhão ganhou de Piraí do Sul, por 3 a 0.
Moacir Domingues/Paraná Esporte Foto de Leila Nunes