22/08/2023
Cotidiano

Pontos de ônibus sem cobertura incomodam guarapuavanos

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Em diversos bairros de Guarapuava, a população vem enfrentando problemas com os pontos de ônibus. No bairro Santa Cruz, em algumas ruas, além da falta de cobertura os pontos são invadidos por mato e terra.


Matagal de terreno baldio invade ponto de ônibus sem cobertura. Foto: Caio Budel

Para Marilene Rocha, aposentada que usa o transporte coletivo todos os dias, o problema maior é quando chove. “Ficar com sombrinha em um lugar sem cobertura muitas vezes não adianta de nada, principalmente com o vento daqui. A gente entra no ônibus todo molhado”.

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Rua no bairro Santa Cruz sem sinalização de ponto de ônibus. Foto: Caio Budel

Em outras regiões, as paradas de ônibus não possuem sinalização, o que confunde muitas pessoas. “Aqui no Santa Cruz tem um monte de lugar que todo mundo fica aglomerado na calçada esperando o ônibus porque ali é um ponto de parada mesmo, mas não tem cobertura nem placa avisando”, conta a dona de casa Silvana Rocha.

No Centro, o problema se repete em ruas como a Capitão Rocha, onde alguns pontos são marcados por estacas de madeira e outros só possuem a sinalização de parada, sem cobertura.

Para tentar reverter este quadro, a Prefeitura de Guarapuava começou a instalação de novos pontos de ônibus na cidade. O primeiro foi instalado na XV de Novembro, entre as ruas Pedro Siqueira e Afonso Camargo, Alto da XV. O projeto da Surg e da Secretaria de Habitação e Urbanismo busca proporcionar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Feita de acrílico e ferro, a estrutura possui cobertura, assento central e barra de apoio, oferecendo dois tipos de descanso a quem os utiliza.


Ponto de ônibus instalado na XV de Novembro possui proteção lateral, diferente dos atuais que só contam com a parte de cima fechada. Foto: Caio Budel

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação, o abrigo, que servirá como proteção do sol, chuva e vento, terá três modelos diferentes. “O primeiro modelo terá cobertura para passeios, mais estreitos, como há na região central da cidade. O segundo terá um fechamento lateral parcial igual ao já instalado na rua XV. Já o terceiro possui um fechamento maior para locais com passeios amplos, como praças, por exemplo”, explica César Sanchez, engenheiro de tráfego da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg). 

Cristina Esteche

Jornalista

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