Na tarde da última quarta-feira (26), Irati decretou situação de emergência devido às chuvas que atingiram a cidade entre os dias 19 e 24 de junho. O município registrou nos primeiros dias do temporal 265 mm de chuva, mais do que esperado para o mês inteiro. No dia 24 de junho, mais 70 mm de chuva foram registrados na cidade.
Entre os prejuízos, está à danificação de estradas rurais, impedindo a circulação de ônibus escolares, levando à suspensão das aulas nas escolas rurais do município por quatro dias e a suspensão das aulas na Escola Municipal Pequeno Duque na última sexta feira (22)
Aproximadamente 300 residências foram invadidas pela água. Com isso, 40 pessoas ficaram desabrigadas, sendo levadas a abrigos públicos. Outras 500 pessoas ficaram desalojadas.
O decreto de emergência permite que o município receba auxílio dos governos estadual e federal, além de ter legitimidade para mobilizar voluntários e arrecadar recursos para auxiliar as pessoas afetadas pela chuva e reconstrução das áreas danificadas.
Com assessoria.