A ex-prefeita de Maripá, foi multada pelo Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR) em R$ 11.607,84 pelo emplacamento de oito veículos do município com letras que lembram as iniciais do seu nome com o número 15, em alusão ao PMDB, partido ao qual é filiada. Jacira Quirino Alves, que esteve à frente do Executivo municipal entre 2009 e 2012, é acusada de promoção pessoal.
Informações repassadas pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ao TCE-PR indicam que a ex-gestora reservou, com dinheiro público, oito placas para a frota municipal: AJQ-1555, AJQ-1915, AKJ-1551, AJQ-1015, AJQ-9006, AJQ-1055, AJQ-0609 e AJQ-0515. No total, foram gastos na época R$ 750,00, valor que a ex-prefeita também terá que devolver. O prazo para que Jacira entre com recurso é de 15 dias.
De acordo com o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, a conduta da ex-prefeita violou os princípios da impessoalidade e da moralidade. Além disso, destaca, “não basta o cumprimento da estrita legalidade, o gestor público deve atuar com a noção de ética e do que é moralmente correto, bem como buscar a máxima eficiência”. A ex-gestora foi cassada pela Câmara de Vereadores de Maripá em dezembro de 2012 por improbidade administrativa.
Jacira disse que reemplacou os oito veículos ainda em 2011 por determinação da Justiça de Palotina e que vai recorrer da decisão do TCE. “Na época fiz tudo o que o juiz pediu. Paguei as novas placas com o meu dinheiro. Esta multa é um absurdo. Não reservei as placas. No processo, o despachante confirma isso. A combinação destas letras já existia. Desde 2010 tenho um carro com as letras AJQ e também não fiz nenhuma reserva. O que aconteceu é coincidência e perseguição política”, comentou.
Fonte: G1