A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já se prepara para garantir tranquilidade no escoamento da nova safra 2013/2014, que deverá alcançar volume recorde. Os preparativos envolvem, além de atenção e controle do fluxo de caminhões nas vias de acesso, também o monitoramento no mar, em relação ao número de navios que já começam a se posicionar para receber a soja, a partir deste mês.
De acordo com o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, durante todo o ano de 2013 o Porto de Paranaguá recebeu mais de 388 mil caminhões carregados de grãos – soja, milho e farelo. O número de veículos foi quase 10% maior que a registrado em 2012.
“Mesmo tendo aumentado o fluxo de caminhões nas rodovias de acesso ao Porto de Paranaguá e, consequentemente, nas vias internas que levam aos terminais, conseguimos manter o controle e a organização aos quais nos propusemos no início do ano. Em 2014, com a safra que se aproxima, queremos, além de continuar mantendo o trânsito ordenado, manter a cidade mais limpa”, afirma.
Segundo Dividino, a importância de cuidar da limpeza das vias de acesso é um dos itens que será abordado da nova campanha de escoamento da safra 2013/2014, que está sendo delineada junto com os terminais que operam no Porto de Paranaguá. Além deste tema, o novo plano trata do aperfeiçoamento dos procedimentos logísticos das operações dos graneis sólidos de exportação.
“Estamos fazendo um verdadeiro mutirão para essa super safra que se aproxima. Por iniciativa própria, como nenhum outro porto vem fazendo, porque acreditamos que o volume a ser exportado este ano será bem maior. Com essa grande campanha, nossa ideia é não apenas melhorar a produtividade e ampliar os volumes exportados, mas, também, melhorar as condições de operação para garantir aos exportadores os maiores prêmios positivos do Brasil, como sempre foram os de Paranaguá”, disse o superintendente.
Com AEN