22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Postos de combustíveis de Guarapuava estão sendo fiscalizados pelo Procon

Atividades começaram ontem (6) e se estendem pelos mais de 30 postos da cidade

postos-guarapuava

O Procon de Guarapuava iniciou uma série de fiscalizações em todos os 34 postos de combustíveis do município. A atividade tem como objetivo principal registrar eventuais irregularidades e, também, orientar os estabelecimentos sobre como proceder frente a elas. As fiscalizações começaram nessa quarta feira (6) e vão se estender até o todos os postos do município terem sido vistoriados.

(Foto: Caio Budel/RSN)

De acordo com Paulo Lima, diretor do Procon de Guarapuava, as fiscalizações seguem uma orientação do Procon de Curitiba, que recentemente começou uma atividade similar na capital, motivados, principalmente, pelos reflexos da greve dos caminhoneiros. No terceiro planalto, irregularidades já foram encontradas em alguns estabelecimentos.

“Este nosso trabalho tem como objetivo, principalmente, orientar os donos dos postos. Sobre o diesel, por exemplo, uma medida publicada recentemente pelo Ministério da Justiça obrigada que os estabelecimentos fixem em um lugar de fácil visualização o valor do preço do diesel no dia 21 de maio, antes da greve, e quanto está sendo praticado agora”, explica Paulo.

De acordo com a portaria, se o Procon identificar que não houve repasse da redução do preço ajustado pelo Governo Federal ao consumidor, deverá ser instalado um processo administrativo contra o posto. Poderão ser aplicadas ao posto multa, suspensão temporária da atividade, e interdição, total ou parcial do estabelecimento ou de atividade.

Nesta quinta feira (7), o Procon vai iniciar a fiscalização às 14h, no posto BR Mania.

CERCO

No início desta semana, a 8ª Promotoria de Justiça de Guarapuava, do Ministério Público, divulgou que investigará se os preços dos combustíveis comercializados pelos postos da cidade correspondem efetivamente aos reajustes repassados pelas distribuidoras. O procedimento já está em trâmite e se deu em decorrência da baixa oferta de combustível em Guarapuava, ainda como reflexo da greve dos caminhoneiros. O objetivo, segundo o MP, é impedir a ocorrência de reajustes abusivos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo