22/08/2023
Blog da Cris

PP e Cidadania são os partidos com mais vereadores à reeleição

PP conta com quatro vereadores e mais suplentes, mas que assumiram vagas até dias atrás por conta de licença dos titulares

Câmara de Vereadores de Guarapuava (Foto: arquivo/RSN)

Faltando apenas dois dias para fechar a janela partidária, a maioria dos partidos já estão com chapas completas rumo ao Legislativo Municipal. Entre as agremiações maiores, o PP e o Cidadania, são as que ficaram com o maior número de candidatos com mandatos. Ou seja: quatro cada um. Liderado pelo ex-prefeito Cesar Filho, o PP está com o Professor Pablo, Bruna Spitzner, Danilo Dominico e Paulo Lima. No entanto, considerando que os suplentes Elcio Melhem e Cesinha da Malusa, estavam na Câmara até poucos dias, posso dizer que são seis. Nesse sentido é o partido que mais arrebanhou lideranças fortes.

Já o Cidadania que tem o prefeito Celso Góes como o principal ímã conta com os vereadores Vardinho, Celso Costa, Marcio Carneio e Joel Barbosa. Em seguida vem o MDB que tem o presidente da Câmara, Pedro Moraes como um dos últimos filiados. Além dele, Dognei e Vilson Anciutti vão buscar a reeleição. Presidido pelo empresário Josiel Lima, o MDB ganha vida nesta eleições.

Outros três partidos ficam com dois vereadores. O PT com a Professora Terezinha e a sindicalista Cris Wainer. Já o União Brasil, que tem o ex-prefeito Fernando Ribas Carli e o atual, Samuel Ribas Abreu, ficou com Marcelinho e Sidão. Este último afastado por questões judiciais. Outro partido que surgiu organizado em Guarapuava é o ‘Novo’, que possui dois vereadores: Professor Saulo e Cristóvão. Já o PL conta com Nego Silvio, o PSB com Gilson da Ambulância e o PV com a Professora Bia.

Nesse jogo um partido encolheu. Comandado pela biomédica Janaína Naummann, o ‘Republicanos’ perdeu dois vereadores: Pedro Moraes e Professor Saulo. Em contrapartida levou o médico Rodrigo Crema, que também vai buscar a reeleição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.