22/08/2023
Saúde

Praia requer cuidados com a alimentação

imagem-11204

Guarapuava – O verão começa no dia 21, segunda-feira. Com a chegada da estação mais quente do ano, muitas pessoas se dirigem ao litoral para aproveitar os dias ensolarados. No entanto, são necessários alguns cuidados com a alimentação para evitar que os momentos de diversão se transformam em problemas.

De maneira geral, no calor devem ser evitados alimentos industrializados, tanto os que possuem muito sódio (sal) quanto os muito doces, já que ambos exigem mais água do organismo para a realização da digestão. Por outro lado, se recomenda o consumo de frutas e líquidos, principalmente água, sucos naturais e água de coco.

“Também é muito importante às pessoas estarem atentas para as refeições feitas na areia. Os alimentados comprados junto a ambulantes devem trazer informações sobre prazos de validade. Além disso, as pessoas precisam observar a higiene dos vendedores. Esses cuidados são muito importantes, já que a temperatura elevada aumenta o risco de uma intoxicação alimentar”, afirma a nutricionista e professora da Unicentro, Indiomara Barato.

Com relação aos de frutos do mar, muito consumidos nas cidades litorâneas, a nutricionista aconselha as pessoas a verificarem a procedência do alimento. “Também é importante optar por frutos do mar cozidos, já que alimentos crus apresentam maiores risco de trazerem problemas”, salienta.

O tempo reservado para a digestão após as refeições também deve ser observado.
“Quando são ingeridos alimentos leves, o tempo de espera não precisa ser muito prolongado. Já quando a refeição for maior, como o almoço, as pessoas devem esperar pelo menos duas horas, período no qual a digestão se inicia, para realizar atividades físicas ou entrarem na água”, orienta.

Com relação à ingestão de líquidos, a cerveja deve ser evitada. “Devido ao seu alto valor calórico, ela requer maior quantidade de água para a digestão”, explica.

Foto: segundo Indiomara os alimentos industrializados devem ser evitados durante o período de calor (Nagel Coelho – Rede Sul de Notícias)

Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.