Praia requer cuidados com exposição ao sol

Guarapuava – O verão começou ontem, dia 21. Com a chegada da estação mais quente do ano, muitas pessoas se dirigem ao litoral para aproveitar os dias ensolarados. No entanto, são necessários alguns cuidados com o período de exposição ao sol para evitar que os momentos de diversão se transformam em problemas.

Em geral, a praia apresenta menos riscos do que regiões de montanha, já que a maior quantidade de nuvens impede uma radiação mais agressiva à pele. Mesmo assim, vários cuidados devem ser tomados, a maioria deles diz respeito ao horário de exposição e ao uso de protetores solares.

“As pessoas devem optar por protetores mais resistentes, que não saiam com a água. A aplicação deve ocorrer a cada duas horas” orienta a dermatologista Iara Vieira. Ela destaca ainda outras situações nas quais o protetor deve ser reaplicado. “Quando sua-se muito ou quando a pessoa sai do mar após ficar por um bom tempo na água, já que o protetor tende a durar cerca de meia hora no corpo”, conclui.

Foto: alguns cuidados são essenciais na praia com a exposição ao sol (divulgação)

Também deve ser evitada a exposição entre as 11 horas e as 17 horas, período do sol mais agressivo. “Se por um lado às nuvens mais espessas diminuem os efeitos da radiação, por outro, a areia e o mar refletem a luz solar”, comenta Iara.
Entre os males causados pelo excesso de radiação ultravioleta estão doenças como o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Relacionadas

BOA NOTÍCIA

Guarapuava entra no segundo dia de vacinação contra a covid-19

PANDEMIA DA COVID-19

Após imunizar mais de 800 pessoas, Saúde confirma 91 novos casos

COVID-19

Primeiro dia de vacinação imunizou 857 de 3.300 profissionais de saúde

Comentários