Prazo para alistamento militar obrigatório termina neste domingo (30)

O jovem que não se alistar deve pagar multa. O valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente

(Foto: Arquivo)

Segue até o dia 30 de junho o prazo para que jovens que completarão 18 anos em 2019 se alistem no serviço militar obrigatório. O alistamento pode ser feito online, ou pessoalmente, na Junta de Serviço Militar. Em Guarapuava, o alistamento é feito no 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino. O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza sua situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.

“O não cumprimento do prazo, remaneja os jovens para concorrerem em 2021. Além disso, eles devem pagar uma multa e ficam impedidos de acessar diversos serviços públicos”, explicou o oficial mobilizador da guarnição, tenente Valdoir Dorneles Marques.

SELEÇÃO
Após o alistamento, os inscritos deverão comparecer aos batalhões de suas regiões para participar do processo de seleção. Esta etapa ocorre, habitualmente, de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento.

O serviço militar é o treinamento que jovens brasileiros recebem nas bases da Marinha, Exército ou Aeronáutica, por período determinado. O processo inclui cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. Além disso, militares efetivos também renovam sua permanência.

Relacionadas

DENUNCIE

No Brasil, uma mulher é vítima de assassinato a cada nove horas

LUTO

Morre o jornalista Fernando Vannucci aos 69 anos em São Paulo

LUTA ANTI-RACISTA

No Dia da Consciência Negra e no ano todo a luta é por igualdade racial

Comentários