O gerente regional, João Edson de Lima, recepcionou a prefeita eleita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, e o novo prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, na sede da Unidade Regional da Sanepar em Guarapuava. Os novos prefeitos buscaram informaçõessobre as obras que a empresa está implantando naqueles municípios. Ambos conheceram as obras em execução, os projetos previstos e também receberam informações sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Dirceu de Oliveira (à esquerda), prefeito eleito de Pinhão: “Nossa prioridade é saber como estão as obras já iniciadas e quais projetos estão previstos”
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sanepar, o prefeito eleito de Pinhão estava acompanhado do empregado da Sanepar e primeiro suplente de vereador pelo município, Neuraldo da Rocha. “Nossa prioridade junto à Sanepar é saber como estão as obras já iniciadas e quais projetos estão previstos”, destacou Oliveira. Estão em andamento no município as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Faxinal do Céu, a ampliação da rede de água da comunidade de Guarapuavinha e o novo reservatório de água da cidade, com capacidade para 500m³. Há, ainda, projeto de ampliação da estação de tratamento de água e melhorias nas redes de abastecimento da cidade. Para o sistema de esgoto estão previstas melhorias na estação de tratamento, implantação de uma elevatória e novo emissário de esgoto.
A prefeita eleita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, estava acompanhada de assessores. Ela conheceu o projeto de ampliação da rede coletora de esgoto e de saneamento rural. “Solicitamos um mapeamento da rede de esgoto existente. Queremos trabalhar em parceria com a Sanepar para expandir o serviço a outras regiões da cidade”, afirmou Sirlene. Está em fase de conclusão na cidade uma estação elevatória de esgoto, à qual serão interligados mais de 20 quilômetros de redes, que já estão prontos. Essas obras beneficiarão mais de duas mil famílias.
PARCERIAS
João Edson de Lima informou os prefeitos sobre convênios e parcerias entre a Sanepar e as prefeituras. Também orientou como e onde o Poder Executivo municipal pode buscar recursos para obras de saneamento. Outro assunto importante na pauta foi o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Em Pinhão, o PMSB já passou por audiência pública e aguarda aprovação por parte da Câmara Municipal.
“Em Laranjeiras, temos pressa em buscar informações e dar início ao plano, e contamos com o apoio técnico da Sanepar”, ressaltou a prefeita eleita da cidade. “É importante o município elaborar o seu plano para projetar as metas a serem atingidas dentro da realidade financeira da Prefeitura e da Sanepar”, destacou João Edson.
De acordo com a Lei 9.445/2007, o prazo máximo para entrega dos planos é dezembro de 2013. A partir desta data, os municípios que não concluíram o PMSB deixarão de receber recursos federais para o saneamento básico, que engloba sistemas de esgoto, água, drenagem urbana e resíduos sólidos.
A Unidade Regional de Guarapuava atende a 22 municípios.