Começa nesta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu, o Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016. O evento, realização do Sebrae/PR e governo do Paraná, segue até sexta-feira (30), no Rafain Palace, e deve reunir mais de 1,2 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, assessores e futuros secretários municipais.
O Encontro dos Eleitos faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, uma iniciativa que, desde 1998, tem como objetivo transformar gestores públicos paranaenses em estrategistas e articuladores de ações para a melhoria de indicadores socioeconômicos e desenvolvimento sustentável dos municípios.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sebrae, a programação começa às 14 horas, com a oficina “ Aspectos legais para uma gestão sem risco”, com técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Durante três dias, serão realizados ainda painéis e palestras que servirão de apoio, aos eleitos e as suas equipes, para a elaboração de planos de ação com foco nos 100 primeiros dias de governo e no estabelecimento de alianças estratégicas.
A abertura oficial está marcada para as 19h30, com a presença do governador do Paraná, Beto Richa; do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; ministros, deputados, senadores e do anfitrião do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli.
Durante o Encontro dos Eleitos, programas do governo estadual, voltados para o desenvolvimento dos municípios, estarão disponíveis para consulta dos eleitos e suas equipes. Assim como programas oferecidos por entidades empresariais. Governo e secretários de Estado despacharão a partir de Foz. Também está prevista a participação de deputados estaduais no Líderes Públicos. Eles contarão com espaço exclusivo de atendimento.
VISÃO
O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, chamado inicialmente de Homem Público, trabalha, de forma integrada, temas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança e micro e pequenas empresas.
Os eleitos receberão durante o Encontro um guia sobre a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas. Elaborado pelo Sebrae/PR, é um raio-x dos pequenos negócios que destaca a necessidade de os gestores públicos investirem em políticas públicas focadas em micro e pequenas empresas.
De acordo com o guia, os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos formais hoje no Brasil e respondem por 60% dos empregos com carteira assinada.
O Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também estará em pauta. Para o Sebrae/PR, a legislação, em vigor no Brasil desde 2006, melhorou o ambiente e a realidade dos pequenos negócios, sobretudo porque representou menos impostos, menos burocracia e mais oportunidades de negócios e canais de acesso à inovação, tecnologia e novos mercados.
As prefeitas e prefeitos eleitos, no entendimento do Sebrae/PR, têm tudo para ajudar na regulamentação da Lei Geral, facilitando, por meio de programas, projetos e propostas de lei, a abertura e funcionamento de pequenos negócios; a concessão de tratamento tributário favorecido e diferenciado; e promovendo, por exemplo, compras públicas com atenção especial às micro e pequenas empresas, dentre outras ações.
Confira a programação Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016. Ou acesse o www.liderespublicospr.com.br.
28/11/12
13 às 14 horas – Credenciamento, informações, visitas aos estandes
14 às 17 horas – Oficina: Aspectos legais para uma gestão sem risco
19h30 – Abertura oficial: governador do Paraná, presidente da Assembleia Legislativa, ministros de Estado, deputados, senadores, presidente do Sebrae/PR
– Lançamento Programa PROINFRA
21h30 – Jantar de confraternização
29/11/12
9 horas – Palestra: Cenário econômico e político e impacto nos municípios – Jornalista Luis Nassif
9h50 – Painel: Cenários, Pequenas Empresas e os Desafios para os eleitos.
Allan Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR; e Ricardo Barros, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul
10h45 – Intervalo
11h15 – O Governo do Paraná e o Desenvolvimento Municipal
Governador Beto Richa
12 horas – Programa PROINVESTE
12h30 – Oficina: Prioridades/Ações de Governo para o Desenvolvimento Municipal – Do discurso à prática – Equipe Sebrae/PR
13 horas – Almoço servido no local
14h20 – Reinício dos trabalhos
14h30 – Palestra: Empreendedorismo e Cooperativismo como estratégia para o Desenvolvimento de Pequenos Municípios: o caso de São Roque de Minas
João Carlos Leite – SAMROCREDI
15h20 – Painel: Família Paranaense e Empreendedorismo – Fernanda Richa – da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS); Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR
16 horas – Intervalo
16h30 Painel: Ambiente de Negócios Favorável aos Investimentos.
Sebrae/PR; Cezar Silvestri – Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU); José Richa Filho – SEIL; Ercílio Santinoni – SEIM
17h30 – Informe: PRONATEC
Edson Campagnolo, presidente da FIEP; Dieter Lengning – Fecomércio/PR, Luiz Cláudio Romanelli – SETS
17h50 – Oficina: Espaço de Consolidação do Plano de Governo – Equipe Sebrae/PR
30/11/12
9 horas – Apresentação PROINFRA – Programa de Infraestrutura – Cassio Taniguchi – SEPL
9h30 – Painel: Compras Públicas como alavanca do Desenvolvimento Municipal
Sebrae/PR; Fernando Guimarães – TCE; Norberto Ortigara – SEAB; Mounir Chaowiche – Cohapar
10h30 – Intervalo
11 horas – Reinício dos trabalhos
11h10 – Painel: Crédito e Garantias de Crédito para Fomento à Geração de Renda Municipal
Jefferson Nogaroli – SEBRAE/PR; Carlos Alberto dos Santos – SEBRAE/NA; CAIXA; BRDE; Juraci Barbosa Sobrinho – Fomento Paraná.
12h50 – Almoço
14 horas – Reinício dos trabalhos
14h10 – Painel: Estratégias para a Formalização de Pequenos Negócios.
SEBRAE/PR; Ardisson Nain Akel – JUCEPAR; Juraci Barbosa Sobrinho – Fomento Paraná.
15 horas – Consolidação do Plano – Equipe SEBRAE
15h50 – Encerramento – Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades (a confirmar); Luiz Eduardo Sebastiani – Casa Civil, Julio Agostini e Cesar Rissete – Sebrae/PR