22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Prefeitura intensifica fiscalização no comércio em Guarapuava

A equipe multidisciplinar é composta por agentes da Defesa Civil, Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária, Setran, PM e Secretariais Municipais

Fiscalizacao-covid-1-1-768x512

Prefeitura fiscaliza abertura e funcionamento do comércio em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava segue adotando medidas para garantir a segurança da população e enfrentar a Covid-19. Nesta segunda (6), a fiscalização foi reforçada no comércio do município. No último sábado (4), o prefeito Cesar Filho anunciou a abertura parcial do comércio guarapuavano a partir desta segunda.

Assim a abertura deve seguir a escala estabelecida pela administração municipal. E para que o decreto seja cumprido, fiscais atuam para garantir a saúde da população. De acordo com o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar.

“A fiscalização atua para o cumprimento dos decretos sobre a Covid-19. Recebemos as reclamações via ouvidoria, Procon e plantão da Vigilância Sanitária”.

Além disso, conforme o secretário, inicialmente é feita orientação aos estabelecimentos. “Em seguida notificamos esses locais e, se o descumprimento persistir, pode haver cassação do alvará ou outras sanções previstas no código de posturas”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em estabelecimentos com serviços essenciais, a equipe atua com advertência sobre as medidas de segurança e prevenção como “distanciamento entre as pessoas, uso de equipamentos de proteção pelos funcionários, álcool em gel para clientes e máscaras para todos”.

A equipe multidisciplinar é composta por agentes da Defesa Civil, Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária, Setran e engenheiros agrônomos. Além disso, o serviço também conta com o auxílio da Polícia Militar e das secretarias municipais de Habitação, Meio Ambiente, Obras e Turismo, Políticas Públicas Para as Mulheres e Administração, que fortalecem a atuação da equipe.

“Temos um carro de som percorrendo os bairros, orientando a população e os idosos sobre o isolamento social. Nossa equipe também fiscaliza o funcionamento dos serviços de entrega em domicílio, igrejas e similares”.

MULTA

As medidas foram tomadas para achatar a curva de contaminação da Covid-19 e minimizar a velocidade de propagação do vírus. O não cumprimento das medidas previstas nos decretos municipais gera uma multa para o estabelecimento de 25 UFM, correspondente a R$ 1.515.

DENUNCIE

Assim, até o momento, Guarapuava possui um caso confirmado da doença. Para denunciar o descumprimento das medidas, a população pode entrar em contato com a ouvidoria, através do número 156. No ato da reclamação, é necessário que o informante relate o nome da empresa, atividade, localização e a infração.

Para dúvidas sobre as medidas do decreto, bastante enviar um e-mail para: [email protected]. Por fim, desde 17 de março, decretos municiais estabelecem as decisões e políticas adotadas para o município, seguindo o cenário epidemiológico local.

TABELA DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.