22/08/2023
Cotidiano

Prefeitura possui 150 reclamações sobre terrenos baldios

imagem-66169

Moradores de diversos bairros  e do centro de Guarapuava continuam reclamando sobre o matagal que toma conta de terrenos baldios, facilitando a presença de insetos e bichos peçonhentos.  Além das queixas feitas à Rede Sul de Notícias o Departamento de Tributação do Município também já possui 150 reclamações sobre áreas baldias.

Moradora no Loteamento Virmond, no Bairro Santana, Denise Batista Coniezmi  diz que a segurança dos moradores dessa localidade está sendo ameaçada pelo matagal. Segundo  a cidadã,  a altura do mato está provocando a presença de animais peçonhentos, além do despejo de lixo e restos de construção.

Maria Tadeu da Silva, que mora na rua General Rondon,  denuncia as condições de uma calçada na rua  Brigadeiro Rocha com a General Cândido Rondon, onde a "cerca viva" toma conta de toda a calçada, obrigando os pedestres à transitarem pela rua.

Conceição  Xavier, residente na Vila Carli também reclama. “ Há muitos terrenos baldios que estão virando lixão a céu aberto. Com esse calor o mau cheiro toma conta da casa”, diz.

No Bairro Santa Cruz a queixa é feita pelo morador Laertes Fiazaki. “O mato toma conta das calçadas e os pedrestres tem qua andar na rua. Há baratas e ratos. Alguém precisa tomar providências”, segure.

 Porém, uma Lei Municipal já está em vigor e vai multar os proprietários de terrenos baldios que não mantiverem as áreas limpas. De acordo com o Departamento de Tributação do Município,  o setor já registra 150 reclamações sobre terrenos baldios. Os donos estão sendo notificados e possuem um prazo para tomar as providências exigidas. Caso contrário  pagarão multa cujo valor chega a R$ 1 mil, segundo informou a Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.