Prêmio Gestor Público divulga revista com boas práticas municipais no Paraná

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) lançou revista digital reunindo as 23 boas práticas de gestão municipal selecionadas no 1º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Realizado em 2013, o prêmio foi organizado pelo Sindafep, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e outras oito entidades públicas e de classe.

A revista digital traz um resumo das 23 iniciativas municipais vencedoras, selecionadas entre 89 trabalhos inscritos, que são desenvolvidos em 49 municípios, de todas as regiões do Paraná.  Os temas contemplados foram educação, tecnologia da informação e administração tributária.

Segundo o presidente do Sindafep, José Carlos Carvalho, as ações escolhidas trouxeram resultados positivos para os municípios e os cidadãos e, consequentemente, estimularam o crescimento social e econômico.  O PGP-PR busca valorizar a responsabilidade social, para que haja estímulo às boas atuações administrativas e à cultura de planejamento.

Com o tema Saúde, as inscrições para a segunda edição do prêmio estão abertas, até 31 de julho, no site do Prêmio Gestor Público.

BONS EXEMPLOS

Quatro dos projetos vencedores no Prêmio Gestor Público Paraná

Educação no transporte escolar

No município de Ponta Grossa (Campos Gerais), o projeto – com certificado de Reconhecimento na 1ª edição do PGP-PR – possibilitou às crianças aprenderem sobre as regras de trânsito durante o trajeto de suas casas até a escola. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a segurança no transporte diário e atitude cidadã no trânsito, além de disponibilizar materiais educativos sobre o tema.

Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (Criar)

Do município de Rolândia (Norte), o projeto, premiado com o troféu Gestor Público, beneficiou crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, a fim de resgatar sua cidadania e torná-los atuantes na construção de uma sociedade justa e solidária. Diariamente, são desenvolvidas diversas atividades, como informática, cozinha experimental e caratê, além de atendimento psicológico.

Lixo que vale

Desenvolvido em Umuarama (Noroeste), o projeto de gestão ambiental foi premiado com o troféu Gestor Público e modificou hábitos de vida de cerca de 2.000 famílias, por meio da conscientização sobre a importância da reciclagem para o desenvolvimento sustentável da cidade. A iniciativa possibilita aos cidadãos trocar o lixo por "moedas verdes", que dão direito à compra de alimentos orgânicos produzidos por agricultores familiares da região. Pretende-se conscientizar a população com relação ao meio ambiente e também uma alimentação saudável.

Redescobrindo o encantamento de ensinar

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) tem como objetivo reinserir professores da rede municipal de ensino depois de afastamentos médicos, para que possam exercer novamente suas atividades. Agraciada com o troféu Prêmio Gestor Público Destaque, a iniciativa trouxe melhorias que puderam ser acompanhadas pelos agentes municipais, como também benefícios à saúde e vida de trabalho dos professores.

Relacionadas

DESAFIOS

Desafios do EaD: como está sendo a adaptação do ensino a distância

MUITO AMOR

Mãe de quíntuplos se sente completa com a maternidade

DIA DAS MÃES

Ela já sentiu as dores e amores de ser mãe. Um relato pessoal de Miriam

Comentários