Prepare o casaco e a bota que a semana será de frio e chuva

A frente fria que passa neste domingo (16) já ocasiona queda de temperatura, mas a massa de ar polar que chega com a frente fria do dia 20 é mais forte

Prepare o casaco e a bota que a semana será de frio e chuva (Foto: Arquivo/RSN)

Prepare os casacos pesados, as botas e o guarda-chuva que a semana promete ser de muita chuva e frio no Paraná. De acordo com o Climatempo, o mês de julho e a primeira quinzena de agosto foram marcados por tempo seco na maior parte do Paraná. Assim, a falta de chuva fez a Grande Curitiba adotar um sistema de racionamento de água. No entanto, o padrão atmosférico mudou e essa segunda quinzena de agosto será bem diferente no estado.

Conforme o Climatempo, a circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera vai ficar concentrada entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesses próximos dias.

Além disso, duas frentes frias vão passar por essas áreas até o dia 20. A primeira avança já neste domingo (16) e a segunda, no dia 19. A combinação desses fatores vai favorecer a ocorrência de muita chuva sobre o estado paranaense nos próximos sete dias. Essa chuva deve ser volumosa para a época do ano (que tem o clima tipicamente mais seco) e, mesmo com o cenário de estiagem, há potencial para pequenos alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O acumulado entre os dias 16 e 21 deve passar de 100 milímetros em todo o estado e, pontualmente, pode chegar em 200 milímetros no centro-sul paranaense.

QUEDA DE TEMPERATURA

Além da chuva volumosa, os paranaenses devem se preparar para frio intenso. A frente fria que passa neste domingo (16) já ocasiona queda de temperatura, mas a massa de ar polar que chega com a frente fria do dia 20 é mais forte. Há previsão de muito frio em quase todo o estado, com risco de geada entre os dias 21 e 22.

EM GUARAPUAVA

Em Guarapuava, segundo o Simepar, já choveu o acumulado até agora 132 mm. Esse índice já ultrapassou a média do mês que era de 98 mm. Conforme o Instituto, a semana será de baixas temperaturas. Nesta segunda (17), por exemplo, os termômetros devem marcar a mínima de 12 graus e a máxima de 20 graus. Já na terça a mínima será de 13 graus e a máxima cai para 19 graus. Na quarta o frio aumenta, com a mínima de 4 graus e a máxima de 16 graus. Porém, na quinta o frio será ainda mais intenso com mínima de 4 graus atingindo 14 graus no decorrer do dia. Ainda não há previsão para o restante da semana. Segundo o Simepar, chove todos esses dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PANDEMIA

Saúde divulga Nota Orientativa sobre prevenção de variantes do coronavírus

MAIS CHUVA

Última semana de janeiro será de tempo instável em Guarapuava

ALERTA

Enxurradas afetam mais de 27 mil pessoas em Prudentópolis

Comentários