22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Preservação de manancial garante qualidade da água em Guarapuava

Projeto de preservação na bacia do Rio das Pedras assegura que usuários tenham a segunda melhor água do Paraná

agua1

Conforme a Sema, a bacia do Rio das Pedras contam com mais de duas mil nascentes (Foto: Sema)

Guarapuava possui a segunda melhor qualidade de água do Paraná. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente essa condição permite economia à Sanepar. Originária de mais de duas mil nascentes a bacia do Rio das Pedras abastece o município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, a preservação é prioridade da pasta. Assim, numa primeira etapa estão sendo investidos R$ 2,7 milhões.

Pavimentação com pedra irregular nos pontos críticos (Foto: Sema)

O dinheiro do Governo Federal, está possibilitando a readequação de cinco quilômetros de estradas rurais. “Estamos pavimentando com pedras irregulares os pontos críticos das estradas”. Além disso, conforme o secretário, estão sendo recuperadas 112 nascentes. Além de 100  hectares de áreas de preservação. Para isso, a meta é o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas. Dessas, 20 mil já estão plantadas, conforme disse o secretário.

Recuperação da mata ciliar (Foto: Sema)

Com 330 quilômetros quadrados de área construída, a bacia do Rio das Pedras conta com cerca de 700 propriedades rurais. Conforme a Sema, torna-se de fundamental importância ações de educação ambiental. Palestras envolvem a comunidade e alunos das três escolas lá existentes. “Temos uma riqueza singular em Guarapuava que é a qualidade da nossa água. Cuidar desse manancial é assegurar o crescimento da cidade de forma saudável”.

Plantio de árvores e educação ambiental (Foto: Sema)

PAVIMENTAÇÃO

A segunda parte da recuperação do manancial de água que abastece Guarapuava já está prevista. De acordo com Celso Araújo, a expectativa é que o projeto já selecionado entre outros 100 encontre um infrator que ‘abrace’ a proposta. Guarapuava está em 17° lugar entre 40 escolhidos.

De acordo com a Sema são R$ 23 milhões destinados à pavimentação de estradas. No entanto, como o recurso provêm de empresários multados por crime ambientais, ainda depende de escolha. Trata-se de um edital aberto pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo