PRF promove Operação Serra Segura em Guarapuava

A Operação Serra Segura fiscalizou irregularidades nos sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização de veículos de cargas.

PRF promove Operação Serra Segura em Guarapuava (Foto: Ascom/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal promoveu nessa quarta (25), a 10ª Operação Serra Segura em Guarapuava. Conforme a PRF, a operação ocorre em diversos locais no país e pretende fiscalizar irregularidades em veículos de cargas. Desse modo, verificando os sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização, além de promover a saúde dos profissionais do transporte.

A ação ocorreu das 10h às 17h, e contou com o apoio de equipes de enfermeiros e mecânicos da concessionária Caminhos do Paraná. Durante a fiscalização dos veículos, os mecânicos fizeram a avaliação geral do sistema de frenagem e direção. E após a consulta da documentação e devidas orientações, os policiais encaminharam os motoristas para avaliação da saúde com a equipe de enfermeiros.

FISCALIZAÇÃO

Ao total, a operação fiscalizou 60 veículos, sendo lavrados 50 autos de infração em razão de diversas irregularidades. Além disso, a PRF removeu três veículos, por não apresentarem condições mínimas de segurança para prosseguir a viagem. Outros 20, tiveram o documento retido e receberam um prazo para efetuar a regularização.

Durante a fiscalização, a equipe autuou vários veículos com pneus sem condições de segurança: 35,1% por problemas no cronotacógrafo e 18,9% por problemas nos sistemas de iluminação ou sinalização e 18,9% por pneus em mau estado de conservação.

(Foto: Ascom/PRF)

SAÚDE DOS MOTORISTAS

De acordo com a PRF, diversos motoristas foram flagrados desrespeitando o tempo de direção e descanso do motorista profissional. De acordo com a Resolução nº 525/2015 do o Conselho Nacional de Trânsito, o motorista profissional é obrigado, dentro do período de 24h, a observar o mínimo de 11 horas de descanso, que podem ser fracionada.

Contudo, é obrigatório o mínimo de oito horas ininterruptas de descanso. Esse modelo de operação promove o aumento da segurança viária. Isso porque tira de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOLETIM COVID

Saúde de Guarapuava já contabiliza mais de 1.100 casos de covid-19 em janeiro

ADEQUAÇÃO

Festa de Nossa Senhora de Belém terá apenas a parte religiosa

IMUNIZAÇÃO

Chega a Guarapuava unidades de insumos de vacina da covid-19

Comentários