Primavera chega trazendo flores e estiagem ao Paraná

A estação que, por excelência, se enche de flores, começa oficialmente, às 10h31, desta terça (22). A primavera vai até 21 de dezembro

Primavera chega trazendo flores e estiagem ao Paraná (Foto: Cristina Esteche/RSN)

O  amarelo dos ipês dá um toque vivaz em vários pontos da cidade, num contraste com o concreto dos edifícios. É o início da primavera, antecedida pelo Dia da Árvore, comemorado nesta segunda (21). De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava, a partir das 16h, o Parque das Araucárias ganhará novas espécies de plantas nativas.

Em breve os canteiros públicos também ganharão um toque especial. Isso porque as flores de inverno serão substituídas por espécies típicas da primavera. De acordo com a Sema, serão sálvias, alissons, celósias, funcionárias e dálias. Entretanto, a estação que, por excelência, se enche de flores, começa oficialmente, às 10h31, desta terça (22).

Assim, a estação das flores prossegue até às 7h02 de 21 de dezembro. De acordo com o Simepar, a estação comandada por La Niña, começa com dia ensolarado em quase todo o Estado. Em Guarapuava, a temperatura varia entre 9º C e 21º C.

SECA CONTINUA

Porém, como são esperados períodos prolongados sem chuva, o cenário climatológico indica a permanência da crise hídrica no Paraná. De acordo com a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Heverly Morais, isso preocupa. “A previsão de uma primavera mais seca preocupa para a agricultura”.

Conforme Heverly, as culturas de soja, milho e feijão podem sofrer o impacto pela estiagem prolongada. Entretanto há a preocupação com incêndios também.  “No contexto da estiagem, o baixo teor de umidade da vegetação favorece a combustão e a propagação de incêndios”. A explicação é do pesquisador e coordenador de Inovação do Simepar, Flavio Deppe.

SERVIÇO

Confira aqui para ver a tabela com valores das médias históricas de chuva (faixa de variação). Além das temperaturas mínima e máxima para cada Região do Paraná, de outubro a dezembro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DIAS DAS BRUXAS

Até domingo (1), tem Halloween no Shopping Cidade dos Lagos

NO FERIADO

Órgãos da administração pública ficam fechados durante o feriado

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

Comentários