22/08/2023
Educação Guarapuava

Primeira turma de Medicina de Guarapuava cola grau nesta sexta

Primeira turma tem a marca do Centro Universitário Campo Real e coloca 54 novos profissionais no mercado, a maioria é mulher

Primeira turma de medicina Campo Real (Foto: Cross Formaturas)

A noite desta sexta (26) entra para a história da saúde de Guarapuava. A partir das 18h, no Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’, 54 acadêmicos colam grau em Medicina. Estes são os primeiros profissionais da área que ‘nascem’ no Centro Universitário Campo Real, a primeira instituição a ofertar o curso na Região. Desse total, a maioria é mulher (32), seguida por 22 homens. Mas os guarapuavanos somam cerca de 43% dessa primeira turma.

(Foto: acervo pessoal)

Um deles, João Roberto Kaminski, de 25 anos, é de Guarapuava. Nascido e criado na cidade, como ele diz, sempre estudou no Colégio Estadual Padre Chagas. “Lá aprendi, graças aos meus professores, além dos conhecimentos necessários, a nunca desistir dos meus sonhos. E ser médico hoje é uma conquista também da minha família”.

João Roberto disse que problemas financeiros quase o fizeram desistir. Entretanto, a conquista de uma bolsa integral concedida pelo Centro Universitário Campo Real o levou a ser hoje um dos novos médicos de Guarapuava.

São seis anos de muito estudo de muitas conquistas e hoje é dia de comemorar junto com familiares e amigos. Sou  muito grato à Campo Real, à minha família e a Deus que colocou as pessoas certas no meu caminho.

(Foto: Cross Formaturas)

Junto com João Roberto e os demais formandos e formandas está Amanda Poli Amhos, de 29 anos. Após vários anos de estudos, entre os quais, seis só de cursinhos, ela saiu de Curitiba e veio em busca de um sonho que começou lá na infância. “Sempre estudei em colégios particulares e fiz seis anos de cursinhos muito bons”. E foi revendo todos esses anos que Amanda ‘pulou’ cedo da cama.

Comecei meu dia vendo as fotos do jantar de ontem à noite com amigos e familiares. Depois fiz uma oração agradecendo a Deus. Está sendo muito bom viver este momento de conquista, de realização pessoal.

MOMENTO ÚNICO

(Foto: Campo Reall)

De acordo com o médico Anderson Fadel, coordenador do curso de Medicina, este é um momento único para Guarapuava. “Temos que pensar que o curso de medicina, antes de ser do Centro Universitário Campo Real, é de Guarapuava. Ele lembra que o programa ‘Mais Médico’, do Governo Federal, abriu para os municípios a oferta de novos cursos para instituições privadas.

Guarapuava fez parte dos municípios contemplados. Entre os concorrentes estavam faculdades locais e de outros municípios. “Como a Campo Real ofereceu a melhor estrutura, inclusive de contrapartida ao município, foi a escolhida”. Construindo com dificuldade e desafios no decorrer dos últimos seis anos, o curso de medicina conta com 60 profissionais da área da saúde.

Nossos alunos têm uma vivência nas unidades básicas de saúde, nas unidades de pronto atendimento, nos hospitais. Têm experiências multidisciplinares na formação, porque é preciso saber que são importantes, mas não são os únicos.

O CURSO

(Foto: Cross Formaturas)

O curso atrai alunos de várias partes do país. Esse cenário contribui para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade e regional. Mesmo porque, conforme Fadel, a tendência é que os novos médicos permaneçam em Guarapuava e arredores. “A maioria dos novos médicos já está inseridos no mercado de trabalho em Guarapuava e municípios da Região. E essa interiorização da medicina é uma das metas do nosso curso para acabar com esse vazio, com a essa falta de médicos”.

Para o professor, formar a primeira turma de medicina de Guarapuava é mais que um marco histórico. “É uma conquista, uma é uma realização”.

HOMENAGENS

Paraninfa: Professora Drª Rita de Cássia Ribeiro Penha Arruda
Patrono: Professor Dr. Guilherme Ribas Taques
Nome da turma: Professor Dr. Fernando Luis Visoni Poliseli
Juramentista: Gabriel Klüpel Lima
Orador: Willian Moreira Machado

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.