22/08/2023


Geral

Problemas no sistema de informática do MTE foram resolvidos no PR

Os problemas no sistema de informática do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Paraná, que apresentavam instabilidade e causavam transtornos no atendimento aos trabalhadores há vários dias, foram solucionados nesta quarta-feira, dia 21. “Lamentamos muito que os trabalhadores de todo o Estado tenham enfrentado dificuldades para dar entrada nos pedidos de seguro-desemprego. Houve falhas no sistema operacional, mas os técnicos do Ministério juntamente com a Dataprev, empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema, tem monitorado as ocorrências e tomado todas as providências com a máxima urgência possível”, disse o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), Neivo Beraldin.

 

O superintendente reuniu-se em Brasília, na terça-feira (20) com o ministro Paulo Roberto dos Santos Pinto, diretores do MTE, superintendentes regionais de todo o país e com o diretor da Dataprev, para tratar do assunto. “Recebi a garantia do ministro e do diretor da Dataprev que os problemas estão sendo resolvidos e que o sistema estará funcionando plenamente já nesta quarta-feira. Pode haver alguma instabilidade, mas serão problemas pontuais. Houve dificuldades não apenas no Paraná, mas em vários outros Estados”.

 

Segundo o superintendente, a SRTE/PR também vai analisar eventuais problemas no atendimento aos trabalhadores, em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná. “Queremos melhorar a qualidade dos serviços prestados. O Sine, controlado no Paraná pela Secretaria de Trabalho e Emprego, recebe recursos e equipamentos do Ministério do Trabalho para fazer as habilitações do seguro-desemprego, entre outras atribuições. Também temos convênios com prefeituras e sindicatos para realização do protocolo da carteira de trabalho. O trabalhador precisa ser respeitado e bem atendido. Faremos um esforço conjunto, em sintonia com outros órgãos, para que o trabalhador tenha seu problema encaminhado e bem resolvido, sem ter que ficar em filas, sem perder tempo”.

 

Beraldin considera que a instabilidade do sistema de informática não pode ser pretexto para mau atendimento. “ Problemas nos computadores, no sistema do MTE e na Internet podem ocorrer, quem usa computadores sabe disso. Mas a agência do trabalhador de Ponta Grossa, por exemplo, agiu de forma proativa e com criatividade. Apesar do sistema estar fora do ar, os trabalhadores foram atendidos. Os dados foram preenchidos em papel e quando o sistema voltou a funcionar, foram inseridos no computador. O problema foi contornado e não houve tempo de espera. Os funcionários agiram com bom senso e encontraram uma alternativa, afinal nem sempre o sistema foi informatizado. É uma experiência que pode ser estendida para outras agências, quando eventualmente houver dificuldades com a informática”, disse Beraldin.

Cristina Esteche

Jornalista

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