22/08/2023
Cotidiano

Procissão do Divino comove foliões e fiéis

imagem-88144

Lizi Dalenogari, da Redação

A cantoria, os fogos de artifícios, o vermelho e branco das vestes e as fitas coloridas penduradas nos chapéus dos foliões. É mais uma procissão do Divino que reune comunidades da Vila Bela, em uma manifestação de fé inesquecível para quem participa. Para os visitantes tudo surge como novidade  mas para a comunidade,  é algo esperado e com muitos preparativos.

A 3ª Procissão aconteceu na noite deste domingo (15), com saída da Comunidade Nossa Senhora das Graças – Vila Operária – Bairro Boqueirão, com o Andor do Divino, bandeiras, os foliões do Divino e a comunidade, em direção a Comunidade Imaculada Conceição – Vila Planalto.

Nas vilas, famílias se uniram com vizinhos e enfeitaram altares para receber a “Bandeira do Divino”. O símbolo, de acordo com Maria Denise de Oliveira Caetano, uma das coordenadoras da Festa do Divino, leva abundância, saúde e união às famílias que visita. Uma comoção geral entre os foliões, fiéis e comunidade.

Quando ouvem a cantoria, rojões são soltos para saudar o Divino. “A benção é muito bonita e as famílias tem muita fé no Divino. Nos resta agradecer pelas muitas graças recebidas”, diz a foliã Suzane Araújo.

Ao contrário do que manda a tradição em muitas regiões brasileiras, em Guarapuava os foliões não entram nas residências e os participantes simbolizam os apóstolos. Porém, as pessoas disputavam um momento para pegar ou beijar a bandeira numa demonstração de fé. "É uma comoção só a passagem da bandeira, não só nas casas mas principalmente no interior da igreja. Crianças, adultos e idosos beijam a bandeira com tanta fé e respeito que não há como não se emocionar", diz Franciele Gomes, que pela primeira vez participou da procissão a convite de uma prima.

Foliões, entre eles crianças, jovens e adultos, formaram um corredor para que o andor com o Divino e as bandeiras passassem, enquanto os fiéis cantavam. Em cada olhar, em cada expressão, a força da fé.

No interior do templo, um coral com sanfona, tambores, viola e demais instrumentos e várias vozes dava um tom especial à celebração religiosa. Quando as bandeiras entraram anunciando a chegada do andor, seguida pelos foliões, o cheiro de incenso e mirra tomaram conta do ambiente, intensificando as demonstrações de louvor.

“A nossa celebração, a nossa vestimenta com as cores do Divino Espírito Santo (vermelho e branco) servem para demonstrar a nossa alegria e a nossa fé. Somos em 46 foliões”, disse Neuza Aparecidas Barbosa, cujo esposo, filhos e netos fazem parte do coral.

Para o padre Rodrigo Piola, que atua na Paróquia, justamente nos tempos difíceís que atravessamos são necessárias estas manifestações de fé para que a comunidade perceba que "Deus caminha conosco". "Fé, esperança e a certeza que realmente podemos contar com Deus em todos os momentos", destaca o pároco.

A Igreja com capacidade para 300 pessoas sentadas estava lotada. O corredor estava tomado por fiéis, além da parte externa. Estima-se que mais de 600 pessoas tenham participado da 3ª Procissão do Divino.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/03/15 – 4ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Imaculada Conceição – Vila Planalto, para a Comunidade Sagrada Família;
Dia 12/04/15 – 5ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Sagrada Família – Vila Planalto, para a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Vila Colibri;
Dia 19/04/15 – 6ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Vila Colibri, para a Comunidade Divino Pai Eterno – Bairro Alto Cascavel;
Dia 26/04/15 – 7ª Procissão com saída às 18h da Comunidade Divino Pai Eterno – Bairro Alto Cascavel, para a Comunidade matriz – Vila Bela.  (Nesse dia a Procissão é uma das maiores reunindo todas as comunidades).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.