Muitos consumidores esperam muito tempo nas filas dos bancos de Guarapuava para conseguirem pagar suas contas ou realizar algum tipo de serviço. A espera é cansativa e desgastante já que alguns ainda não oferecem senhas e cadeiras e quem precisa tem que esperar em pé na fila.
De acordo com Alfeu Kramer, coordenador do Procon de Guarapuava, o órgão pode auxiliar os consumidores sobre seus direitos e como proceder caso se sinta lesado com a situação. “Em dias normais a espera não deve ultrapassar 20 minutos. Em dias mais cheios, a tolerância passa para 30 minutos. Além disso, o banco deve oferecer algum tipo de conforto ao usuário como cadeiras e senhas para que a espera não seja to desgastante. Caso isso não ocorra, deve-se procurar o Procon para que nós possamos pedir as melhorias e até mesmo multar o estabelecimento”.
O coordenador ainda explica sobre as formas de realizar as reclamações. “Sua solicitação pode ser feitas de duas maneiras: presencial ou por telefone. Caso a espera seja superior ou a agência bancária não ofereça assentos a pessoa pode vir até aqui ou pode ligar no 155. A demora no atendimento cabe também um processo por danos morais”.
Alfeu alerta sobre como agir nessa situação. “Uma prova é a senha que vem com o horário que você chegou para atendimento. Quando chegar ao caixa deve-se pedir para o atendente assinar o horário que você esta sendo atendido. Em alguns casos eles se recusam, aí pode-se pedir as imagens das câmeras de segurança que irão provar o tempo que ficou esperando. Mas, apenas a reclamação verbal do consumidor já é válida para o Procon, caso queira entrar com ação as imagens do circuito interno vão lhe ajudar também”.