O último trimestre do ano é marcado pelo aumento do movimento no comércio e o maior fluxo começa justamente com as compras para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Entretanto, nesse tempo é preciso atenção para que a compra não se torne uma dor de cabeça.
Por isso, para evitar problemas, o Procon Paraná traz dicas importantes na hora de adquirir o presente. A primeira é não comprar a primeira opção que encontrar. Pesquisando preços é possível garantir uma economia considerável, reforça a diretora do Procon/PR, Cláudia Silvano.
Pesquisar em lojas físicas e na internet garante não apenas pagar um preço mais justo, mas também encontrar as melhores formas de pagamento.
Outro cuidado importante é a escolha dos brinquedos. Conforme a diretora, o produto precisa ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, ela afirma que “presentear crianças pequenas com itens com peças pequenas ou com pontas e cantos afiados gera um risco grande de acidentes graves”.
A coordenadora do Órgão em Guarapuava, Luana Esteche, acrescenta que também há necessidade de levar em consideração o custo dos agregados. Ou seja, considerar brinquedos que precisam de pilhas e baterias que geram custos adicionais ao produto.
Também é necessário pedir sempre a nota fiscal, pois só assim o consumidor terá uma garantia e poderá reivindicar os direitos após a compra.
Por fim, a diretora do Procon acrescenta que também é essencial estar atento à política de troca da empresa. Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação no Procon, pelo site, pelos telefones 0800 041 1512 ou (41) 3223-1512 e, também, pela plataforma. Já em Guarapuava, o contato é
(42) 3621-4592.
Leia outras notícias no Portal RSN.