Há quatro anos atuando no Procon de Guarapuava, o coordenador geral, Paulo Lima, despede-se no fim deste ano do cargo. Não antes de fazer uma retrospectiva sobre o trabalho da entidade nesses últimos anos, em entrevista a RSN, Paulo Lima nos contou um pouco mais sobre o Procon Guarapuava.
Atendendo a mais de 8.000 pessoas em 2012, e com cerca de 80% das reclamações resolvidas, o órgão é a grande força do consumidor em busca de seus direitos. Segundo Paulo Lima, os meios de comunicação locais cada vez mais tem mostrado ao consumidor quais são os seus direitos e também o papel do Procon, o que resulta no aumento da procura. “O aumento da demanda se dá devido a intensa divulgação realizada nos órgãos de comunicação local, informando que o Procon é um órgão de proteção e defesa do consumidor, e que aqueles que o procuraram tiveram suas reclamações solucionadas. No geral o percentual de resolução é de 85% exceto aqueles casos que o Procon não é competente para resolver.” Afirmou Paulo Lima.
Para atender cada vez melhor ao público, recentemente o órgão passou por uma reforma onde foram adquiridos novas cadeiras, DVDs, televisores, bebedouros e também a modernização do setor de atendimento com novos computadores, sistema de senha eletrônica e scanner. Todas essas melhorias foram possíveis graças ao Fundo de defesa do consumidor, outra grande conquista conseguida nessa administração. “O Fundo de defesa do consumidor, é um fundo onde são depositadas todas as multas aplicadas pelo Procon. Finalizamos 2012 com um montante de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) de multas aplicadas, porém aproximadamente R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) já foram pagas e as demais estão em fase de recurso. Foi com esses recursos que conseguimos as melhorias em nossa sede,” conta o coordenador.
Paulo ainda coloca entre as principais conquistas do Procon, a locação de uma sede exclusiva, conquistada em 2009, implantação do telefone 151, e a efetiva aplicação da Lei que instituiu o Procon com o funcionamento do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
“Nesses quase 4 anos que estou a frente do Procon avalio que foi um grande desafio e que deixamos o Órgão com a sensação de missão cumprida, pois acreditamos que fizemos o máximo para cumprimos o nosso papel frente as atribuições do cargo, deixando o Procon de Guarapuava em pleno funcionamento, equipado e estruturado para atender a demanda,” finalizou Paulo Lima.
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