22/08/2023
Cotidiano

Procura pelo albergue aumenta no inverno

imagem-91179

Da Redação

O Albergue Noturno Frederico Ozanam funciona em Guarapuava desde 1984 atendendo até 120 pessoas diariamente. Com o inverno e a chegada do frio, a procura pelo local aumenta, principalmente em função dos moradores de rua que buscam um lugar para passar a noite. Com isso, os gastos da entidade crescem, assim como a necessidade de receber donativos. Isso porque, cerca de 90% das despesas, são bancadas com doações feitas pela comunidade.

Segundo o diretor do Albergue, Adelino Luiz Moreira, as despesas médias são de 12 a 15 mil reais mensais. “Quem banca a maior parte disso é a própria comunidade. Recebemos uma pequena ajuda de mais ou menos 10% desse valor da Prefeitura Municipal. Mas o principal é população que nos ajuda”, comenta Moreira.

Segundo o diretor do local, além de receber doações de alimentos, roupas e calçados, muitas famílias da cidade ajudam com dinheiro, pois eles precisam comprar carne, por exemplo. “Tem família que ajuda com R$50,00, outras com R$100,00. Essa ajuda é muito importante para o Albergue”, declara. Além disso no 1º, 2º e 3º sábado de todo mês são realizados bazares de roupas e calçados com o objetivo de arrecadar fundos para bancar os gastos da entidade.

As pessoas que podem ficar no abrigo são aquelas que estão de passagem pela cidade e não tem condições de ficar em um hotel, por exemplo. Segundo o diretor do local, essas pessoas vêm do interior da cidade, de outros municípios e até de outros países, como Paraguai e Argentina. No geral a estadia dura entre 3 e 6 dias, mas quem precisar de um local para passar a noite também pode procurar o Albergue.

 

Donativos:

Para quem quiser ajudar com doações de alimentos, roupas, calçados ou dinheiro, o telefone do Albergue Noturno Frederico Ozanam é: 42 3624 3121 e fica na Rua Jaime Amaral Pacheco, 191, Bairro Conradinho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.