22/08/2023


Geral

Produção da industria do Paraná cresce mais que a média brasileira

A produção da indústria paranaense cresceu 12,2% em novembro do ano passado, no comparativo com o mesmo mês de 2012, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (10). A taxa foi a maior do Brasil. No País, a média de crescimento do setor industrial chegou a 0,4%. 

“Foi a oitava taxa positiva consecutiva do Paraná nesse tipo de comparação e também o quarto crescimento seguido de dois dígitos – único do país no mês de novembro –, com nove das quatorze atividades pesquisadas apontando maior produção”, informa a economista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Ana Silvia Martins Franco. 

Os ramos industriais que apresentaram maior expansão no Estado foram de edição, impressão e reprodução de gravações (73,9%), com alta na produção de livros, brochuras ou impressos didáticos; veículos automotores (19,9%), impulsionado pela fabricação de caminhões e caminhão-trator; minerais não metálicos (13,5%); refino de petróleo e álcool (13,2%), especialmente pela alta na produção de álcool etílico, óleo diesel e outros óleos combustíveis e gasolina automotiva. 

Outros setores com forte participação na economia paranaense também tiveram altas expressivas. É o caso da madeira (10,1%); máquinas e equipamentos (8,9%), pela elevação na fabricação de máquinas para colheita, tratores agrícolas e elevadores; máquinas aparelhos e materiais elétricos (7,5%); e alimentos (6,0%), devido à maior produção de açúcar cristal, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja e óleo de soja em bruto. 
 

Com AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo