22/08/2023
Educação Guarapuava

Professores municipais voltam à escola para atividades pedagógicas

Segundo a Secretaria de Educação de Guarapuava, os professores trabalham em escala e preparam o material que será entregue aos alunos nesta semana

aulas em casa

Professores municipais voltam à escola para atividades pedagógicas (Foto> Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Professores da rede municipal de ensino em Guarapuava voltaram às atividades, de forma escalonada. Eles preparam o material pedagógico que será entregue aos alunos do ensino fundamental nesta quinta (21) e na sexta (22).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as atividades deverão cumpridas pelos alunos durante o período em que as aulas não estão sendo presenciais. A intenção é que o estudante mantenha a aprendizagem e o vínculo pedagógico na quarentena.

Conforme a Secretaria, são livros didáticos e exercícios que deixam os alunos atualizados para que possam retomar o conteúdo no retorno das aulas. Quando isso ocorrer haverá aulas de reforço. Com 15.229 alunos distribuídos em 43 escolas e com 935 professores, a Secretaria Municipal de Educação lançou a plataforma Para Casa.

De acordo com a titular da Seed, Doraci Senger Luy, no site diversas atividades lúdicas de aprendizagem são disponibilizadas gratuitamente. “São tarefas de casa, lições para os alunos continuarem fazendo e suplementando o que aprenderam até aqui em sala de aula, mantendo uma rotina de estudos para quando eles retornarem às aulas”.

Conforme Doracy, a plataforma foi elaborada baseada nos padrões da Base Nacional Comum Curricular. Porém, contou com o auxílio de professoras na produção, buscando que a ferramenta ficasse o mais próximo possível da realidade dos estudantes. “As atividades são interativas com jogos, vídeos de contação de histórias e sugestões de brincadeiras”.

Entretanto, antes da suspensão das aulas, as escolas distribuíram atividades para os alunos, esquematizando formas de manter a educação presente no dia a dia, como grupos de WhatsApp e Facebook com os pais.

ENTREGA DE MATERIAL

Cada unidade escolar terá uma escala para entrega para os pais dos alunos, de acordo com a turma, série e ano. Os pais que preferirem não retirar o material no estabelecimento, podem fazer o download do arquivo digital disponível no blog de cada escola. Se for necessário, as escolas também podem encaminhar por e-mail ou grupos de whatsapp. Em situações mais extremas, caso a família não tenha condições de ir até a escola ou fazer o download do material por não ter acesso à internet, a Secretaria de Educação será notificada e organizará a entrega presencial nas casas, de modo excepcional.

SERVIÇO

Quem tiver alguma dúvida sobre o site ou sobre o andamento do ano letivo, pode ligar na Secretaria de Educação e Cultura, pelo telefone (42) 3621- 3100.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.