Programa Compra Direta é lançado em Guarapuava

Guarapuava – O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, participou do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta da Agricultura familiar para 10 municípios do Centro-Sul paranaense. O evento aconteceu no município de Guarapuava com a presença de prefeitos e vice-prefeitos da região, secretários municipais, agricultores, representantes das entidades executoras e das entidades beneficiárias. Foi na segunda-feira, dia 22.
O encontro foi organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, por meio da equipe do Escritório Regional de Guarapuava. De acordo com a chefe do Escritório Regional, Lenita Oliveira Kruger, o objetivo é divulgar a importância do Compra Direta para os municípios beneficiados e incentivar a participação de todos nas políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. “Este encontro marca o lançamento do programa que veio para melhorar os índices sociais da nossa região e que tem uma preocupação especial em combater a pobreza e assegurar uma alimentação adequada a todos”, disse.
Nelson Garcia assinou convênio de parceria que contribuirá na gestão municipal do programa junto às entidades beneficiadas e representantes dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Palmital e Rio Bonito do Iguaçu. Os investimentos para a compra de alimentos dos agricultores cadastrados no programa no local totalizam R$ 668 mil e chegam a R$15 milhões em todo o Paraná.
Para Garcia, o Compra Direta é um dos programas mais importantes que integram a Secretaria do Trabalho, pois beneficia os produtores que fornecem alimentos e os consumidores que os recebem. “Pelo Compra Direta estamos valorizando o direito básico a uma alimentação adequada. É um programa que dá orgulho de ser paranaense, que tem como meta a dedicação ao agricultor e à sociedade”, afirmou.
Compra Direta – o programa tem como objetivo complementar a alimentação preparada e ofertada em instituições sociais para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar e nutricional. Além de fortalecer a agricultura familiar por meio da geração de renda e promover o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção no próprio município.
O Compra Direta é um dos principais programas vinculado à política de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido no Paraná pela Setp e órgãos federais que firmam parcerias com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

Relacionadas

ALERTA

Chuvas provocam alagamento na Br-277 em Irati nesta segunda

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

MAIS FACILIDADE

Sanepar permite parcelamento em até 60 vezes para dívidas

Comentários