Programa entrega título do imóvel para 116 famílias em Guarapuava

Os moradores do São Cristóvão II e do anexo ao Planalto Verde receberam nesta semana os títulos de propriedade

Programa entrega título do imóvel para 116 famílias em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em Guarapuava, 116 famílias iniciam um novo capitulo de vida. Nesta semana, ocorreu no Paço Municipal, o programa ‘Papel Passado’ entregou os títulos de propriedade para os moradores do São Cristóvão II e do anexo ao Planalto Verde.

De acordo com o o prefeito Cesar Silvestri Filho, as transformações e mudanças ocorreram em toda cidade e as Regiões onde moram essas famílias não ficaram de fora.

Esse título tem um valor inestimável para cada morador, pois garante que eles vão ser os donos de algo que ficará para os filhos. Esse trabalho árduo não envolveu só dinheiro, mas muita dedicação e tempo para realizar o sonho dessas famílias.

COMO FUNCIONA

O título não tem custo para os moradores. Desse modo, os beneficiados podem ir ao Cartório de Registro de Imóveis levando os demais documentos exigidos e efetuar o registro para se tornarem efetivamente proprietários. Conforme o secretario de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, houve a necessidade de adequar a situação das famílias à legislação e superar a burocracia. E o programa Papel Passado permitiu que isso ocorresse.

“Eles não vão precisar pagar taxas, pois todo o processo é gratuito, mas têm a responsabilidade de cuidar da propriedade. Agora, poderão ter direito de financiar a aquisição de materiais para reformar ou ampliar os imóveis. Essa garantia de propriedade é resultado de um esforço da equipe durante todos esses anos para tornar isso possível”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Na cerimônia, em uma das primeiras cadeiras estava a Francisca Cunha de Souza de 73 anos. A aposentada, moradora do São Cristóvão II desde 1996, viu a transformação que ocorreu nos últimos anos. “Fiquei feliz com o asfalto, o esgoto e tudo o que mudou onde moro. Hoje fiz questão de vir buscar o título, apesar de estar com certa dificuldade pra andar, pois, depois de tanto tempo estou realizando esse sonho”.

Atualmente, cada família tem seis meses para registrar o imóvel no cartório gratuitamente.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

PROGRAMA ‘PAPEL PASSADO’

O programa ‘Papel Passado’ tem como premissa mudar a vida da população que ocupavam áreas de risco. As famílias comtempladas foram realocadas na década de 90 nos locais que residem atualmente. Desde 2017, a equipe da Secretaria de Habitação e Urbanismo vem fazendo um amplo trabalho para que a regularização fosse gratuita.

Assim, com um atendimento individual com cada morador, a equipe buscou garantir que todos estivessem em dia com a legislação, que prevê o prazo de fixação seja no mínimo 10 anos. Além disso, o programa também busca ressaltar a cidadania oferecendo uma infraestrutura completa incluindo, pavimentação, água, energia, esgoto, iluminação pública e coleta.

Até agora, o programa beneficiou mais de mil famílias. Por fim, o ‘Papel Passado’ pretende contemplar mais 128 famílias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

ALERTA

Chuvas provocam alagamento na Br-277 em Irati nesta segunda

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra mais duas mortes por covid-19

Comentários