Programa Guarapuava Digital oferece agilidade e economia

O sistema on-line permite a tramitação de documentos e outros serviços que eram feitos presencialmente. O programa já teve 100 mil acessos

Programa Guarapuava Digital oferece agilidade e economia (Foto: Secom/Prefeitura Municipal de Guarapuava)

O programa Guarapuava Digital que iniciou em agosto está promovendo economia de tempo e dinheiro em Guarapuava. Isso porque o sistema on-line permite a tramitação de documentos. Desse modo, agilizando o atendimento das demandas e tramitação interna na administração da Prefeitura Municipal.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o sistema já teve mais de 100 mil acessos. Nesse período, a Administração economizou cerca de 90 mil reais gerada com a diminuição do uso de papéis, tinta de impressão e energia. Além disso, do tempo gasto com, por exemplo, a entrega dos processos físicos, memorandos e ofícios que antes eram feitas por funcionários.

Conforme a secretária da Administração, Denise Abreu Turco, o programa foi uma grande conquista. “Já tivemos muito trabalho e muita documentação transitando neste sistema. É um grande passo, um serviço seguro e transparente de qualidade para o usuário. O trabalho interno também avançou muito e evitamos muitas despesas com material de expediente”.

ATENDIMENTOS

Os atendimentos são feitos tanto pela Prefeitura Municipal, quanto pela Fundação Proteger e Instituto Guaraprev. De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luiz Augusto de Abreu, neste momento de pandemia, os serviços garantem o acesso à informação de forma segura e mais transparente.

“Com está inovação as pessoas não precisam vir até a prefeitura para solicitarem os serviços, basta que elas acessem a plataforma de qualquer lugar, necessitando apenas de conexão com a internet. É só fazer um cadastro com seus dados pessoais e já poderá usar. Agora, todas as vezes que o cidadão precisa saber como está a tramitação do pedido, é só fazer o login e verificar.”

(Foto: Secom/Prefeitura Municipal de Guarapuava)

COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

O ambiente digital reúne 592 setores, subsetores e grupos trabalho. Dentro dele, memorandos, circulares, ofícios, protocolos e processos administrativos transitam com agilidade. Conforme a assessoria, a mudança trouxe efeitos positivos na conservação do meio ambiente. Somente nestes últimos três meses, cerca de 580 mil impressões foram evitadas, o que corresponde ao papel produzido com a derrubada de cerca de 25 árvores.

Nesta busca pela melhor experiência, o usuário também pode ver a tramitação de forma instantânea. De acordo com o relatório gerado pelo software. Entre os serviços mais acessados estão os prestados pelo departamento de Alvarás, setor de IPTU e ISS,  Vigilância Sanitária e, principalmente, pelo Protocolo Geral. O protocolo que tem atendido 73% das demandas através do site. Assim, a inovação conta com um grande fluxo de informações, chegando a 72% de usuários frequentes.

OUVIDORIA GERAL

Além disso, a plataforma oferece para a população um canal para a ouvidoria. Conforme o diretor, Luiz Abreu, já foram feitos cerca de 800 atendimentos nesse período. “A população tem um acesso direto ao Poder Público podendo fazer uma reclamação ou sugestão diretamente no site, marcar diretamente o local do problema ou utilizando a geolocalização, no entanto, o telefone 156 continua disponível para atender as demandas das pessoas”.

FACILIDADE NO PAGAMENTO

Outro benefício é que as taxas referentes aos processos solicitados têm boletos gerados automaticamente pelo sistema. Assim que os processos são finalizados, o boleto é emitido com vencimento de até cinco dias e  fica em aberto na plataforma por mais cinco dias. O que facilita para o cidadão fazer o pagamento, devido a economia de tempo para que as transações sejam concluídas pelo banco, sem precisar ir até ao Paço Municipal.

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