22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta

Programa Jovem Senador 2025 abre inscrições para estudantes

Estudantes de Ensino Médio da rede estadual podem concorrer a uma vaga na Semana de Vivência Legislativa, em Brasília

Foto: Reprodução/Freepik)

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Programa Jovem Senador 2025. A iniciativa do Senado Federal proporciona aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas vivenciem o funcionamento do Poder Legislativo em Brasília. O projeto seleciona 27 estudantes, um de cada unidade da Federação, para participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 18 a 22 de agosto.

Durante esse período, os participantes assumem o papel de senadores e acompanham o processo de discussão e elaboração das leis do país. Para concorrer, os alunos devem ter até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025. Além de estar matriculados em escolas públicas estaduais e ter disponibilidade para viajar para Brasília.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A participação no programa ocorre por meio de um concurso de redação com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. A seleção acontece em duas etapas. Primeiro, as escolas escolhem as melhores redações e enviam até três trabalhos para as secretarias estaduais da Educação, que selecionam os finalistas até 30 de maio. Depois, a Secretaria de Educação encaminha os textos ao Senado Federal, onde uma comissão analisará os trabalhos e divulgará os vencedores até 13 de junho.

A melhor redação de cada estado garantirá ao aluno a participação na Semana de Vivência Legislativa, junto com o professor orientador responsável pelo acompanhamento do estudante.

INSCRIÇÕES E PRAZOS

Para confirmar a inscrição, a escola deve encaminhar a redação selecionada para a Secretaria de Educação até 30 de abril. O texto deve ser escrito ou transcrito na folha oficial do concurso, disponível no site do programa, onde também estão o regulamento e mais informações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Thiago de Oliveira

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.