22/08/2023
Geral

Programa Leite das Crianças beneficia 136 mil por dia

O Programa Leite das Crianças atende, em media, 136 mil crianças diariamente no Paraná, com a distribuição gratuita de um litro de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. São beneficiadas crianças com idade entre 06 e 36 meses, integrantes de famílias com renda per capta mensal inferior a meio salário mínimo regional. 

Desde a sua implantação em maio de 2003, o programa já beneficiou mais de 1,3 milhão de crianças nos 399 municípios do Estado. Desde 2011, no governo Beto Richa, foram atendidas mais de 460 mil crianças e investidos cerca de R$ 82 milhões por ano na aquisição de leite. Uma importante inovação implantada foi o pagamento às usinas fornecedoras pela qualidade do leite. 

“A remuneração pela qualidade traz benefícios diretos aos produtores e usinas e também para as crianças, que são o público-alvo do programa. Cerca de 6 mil produtores estão se beneficiando. São adquiridos 49,5 milhões de litro de leite por ano das 54 usinas credenciadas. Quanto melhor a qualidade do leite entregue, maior o preço pago pelo litro de leite. É um incentivo para os produtores e usinas que está dando excelentes resultados”, diz o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli. 

As crianças que têm direito de receber o leite e não possuem o cadastro precisam fazer a regularização junto ao Centro de Apoio de Assistência Social (Cras). 

PAGAMENTO PELA QUALIDADE

Produtores rurais e usinas de leite de todo o Estado fornecedores do Programa Leite das Crianças estão conseguindo elevar seus rendimentos graças aos novos critérios adotados para remuneração do produto. Desde maio de 2013, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, responsável pela gestão do programa, faz o pagamento pela qualidade, com base em informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

O pagamento pela qualidade é feito com base no valor referencial informado pelo Conseleite, conselho paritário entre produtores de leite e laticínios paranaenses e que conta com o assessoramento técnico do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal do Paraná, explica, a coordenadora do Leite das Crianças, Cristiane Puchevaillo Souza. 

“Todo mês, a Secretaria de Estado da Agricultura informa para a Secretaria do Trabalho os preços a serem praticados com cada usina que fornece leite pasteurizado para o programa. Usamos critérios técnicos, tomando como base os resultados das análises do leite feitas pelo Laboratório da Rede Brasileira de Qualidade do Leite, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa ”, afirma Osmar Buzinhani, coordenador do programa a Secretaria de Agricultura. 

Foram estabelecidos três níveis de qualidade, a partir da verificação dos padrões de contagem de células somáticas, contagem bacteriana e níveis de proteína, verificadas a partir dos laudos de controle de qualidade do leite cru refrigerado. 

O Leite Cru Refrigerado (LCR) Tipo 3 recebe o valor básico para o leite pasteurizado, enquanto o tipo 2 recebe o valor referencial acrescido de 50% do rendimento da poupança. O Leite Cru Refrigerado Tipo1 recebe o valor básico acrescido de 100% do índice da poupança. 

O Leite das Crianças é executado pelo Governo do Estado através das secretarias do Trabalho, Agricultura, Educação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social. Cada cidade tem seu comitê gestor municipal, composto por entidades da sociedade civil organizada e por representantes do Poder Público Estadual e Municipal. O papel destes comitês é auxiliar no trabalho de gerenciamento e fiscalização do programa nos municípios. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS 

– Crianças atendidas por dia em 2013: 136 mil, em média 

– Quantidade de leite adquirido por ano: 49,5 milhões de litros, em média 

– Valor de investimento em 2013: R$ 82 milhões 

– Usinas de beneficiamento de leite credenciadas: 54 

– Produtores de leite fornecedores: 6.346 

– Pontos de distribuição: 2.452 

– Municípios atendidos: 399 

– Comissões Técnicas Regionais: 18 

– Comitês Gestores Municipais: 411

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.