Programa para servidores da Unicentro retoma atividades no Campus Irati

Com o ciclo de palestras "Qualidade de vida: boas práticas durante a pandemia", atividades buscam a valorização dos servidores

Programa para servidores da Unicentro retoma atividades no Campus Irati (Foto: Divulgação/Unicentro)

O Provars (Programa de Valorização e Relacionamento de Servidores da Unicentro), retomou as atividades no Campus Irati. Assim, orientando e cuidando da saúde física e mental dos agentes universitários, ocorreu o ciclo de palestras “Qualidade de vida: boas práticas durante a pandemia”. A Direção do Campus Irati em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, promoveu as palestras de maneira remota.

De acordo com a diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, as palestras contaram com o auxílio do Licon, do Nead (Portal do Livre Conhecimento do Núcleo de Educação a Distância) da universidade. “Estamos preocupados com a questão da saúde. Neste sentido, é que surgiram algumas ideias. Nós merecemos eventos relacionados a isso – com a preocupação com a qualidade de vida”.

CICLO DE PALESTRAS

Os três dias de discussões, foram em torno de temas como a organização da rotina e a inclusão de hábitos saudáveis durante o período de isolamento social. Conforme o pró-reitor de Recursos Humanos da universidade, Robson Ferrás, o ciclo de palestras marca a retomada de ações desenvolvidas pelo Provars.

“Por meio desse programa são ofertadas agendas relacionadas, de um lado, à aspectos técnicos de qualificação do nosso corpo de servidores. E, de outra parte também, agendas que se voltam à qualidade de vida. São as duas frentes de atuação do programa. Este programa veio ganhando uma nova dimensão no decorrer dos anos. Atualmente, ele se volta não apenas para os agentes universitários da universidade, mas também para docentes. Assim, com algumas agendas, inclusive, envolvendo os nossos estagiários”.

Uma das palestras abordou, especificamente, os reflexos da saúde mental em tempos de pandemia. O assunto conduzido pela psicóloga da Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, Janaína Blanski, contou sobre como nossos hábitos do dia a dia interferem no bem-estar emocional. Assim, consequentemente, nos níveis de rendimento de tarefas como trabalho e estudos.

Todos nós podemos, dentro das nossas possibilidades claro, dentro do que cada um tem no seu ambiente familiar, buscar reorganizar as rotinas. Então, nós temos que nos readequar porque o panorama agora é outro. Nós precisamos procurar, dentro dos nossos meios, uma rotina de sono, uma rotina de alimentação, a atividade física também é muito importante, porque nos ajuda na parte mental, melhora nosso nível de ansiedade, a nossa noite de sono. Quanto melhor nós estivermos emocional, psiquicamente, mentalmente, melhor nós vamos conseguir lidar com as dificuldades, com os desafios das nossas vidas.

REPERCUSSÃO

Diego Luis Venâncio é um dos agentes universitários que participaram dessas atividades do Provars. Ele afirma que as atividades o ajudaram no processo de adaptação com a pandemia.

Esse tipo de evento ajuda muito a gente a entender o que está acontecendo. Assim, começar a repensar a situação que estamos vivendo, porque é uma situação totalmente nova. Hoje, a gente consegue dar conta, com um pouco de organização, de todas as fases dos trabalhos que temos que fazer, conseguindo conciliar a maioria delas. Mas é claro que não é fácil, é uma constante adaptação.

Todas as palestras estão disponíveis no canal do YouTube da Unicentro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

COLÉGIO MILITAR

Anúncio do governador na segunda (26) gera expectativa em Guarapuava

DESTAQUE

UTFPR lidera ranking com mais cursos com nota máxima no Enade

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

UniGuairacá lança app que ajuda quem precisa escolher uma profissão

Comentários