22/08/2023
Cotidiano Região

Programação da 2ª edição da ExpoIrati terá novidades para o público

Os visitantes da ExpoIrati poderão conferir várias exposições, como de produtos, mais de 100 animais e uma feira de adoção de pets

375053158_640232114885526_8060660003192764589_n

Os visitantes da ExpoIrati poderão conferir várias exposições, como de produtos, mais de 100 animais e uma feira de adoção de pets (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

Uma série de novidades vai atrair os visitantes da Região para a segunda edição da ExpoIrati. Marcada para ocorrer entre os dias 26 e 29 de outubro, no CT Willy Laars, a programação promete unir o setor agropecuário, produtores e atrações.

De acordo com a programação, entre as atrações vai ocorrer pela primeira vez a ‘ExpoSabores’, organizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). Conforme o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, haverá variedade de produtos, como sucos, queijos, embutidos de origem animal, doces e bolachas de produtores de Irati e Região.

Na ExpoSabores o púbico ainda terá a oportunidade de conhecer iniciativas que estão ocorrendo em Irati, como o plantio de oliveiras para produção de óleo. O produtor Lucas Thomaz conta que junto a família começou o plantio em 2020 e desde então tem aumentado o pomar. “A tendência é ter inicialmente uma produção em pequena escala e em 2024 de forma comercial. Vamos compartilhar essa boa experiência durante a ExpoIrati”.

EXPOSIÇÕES

Também vão participar da ExpoIrati os projetos da guabiroba, de plantas medicinais, da agroindústria de pinhão, de Inácio Martins, produtores de morango e pêssego. De acordo com a organização, a preferência é pelos pequenos agricultores. “Serão mais de 20 bancas valorizando o que é produzido em Irati e na Região. Temos certeza que o público vai gostar”.

Durante a ExpoIrati ainda haverá exposições de carneiros, cavalos, novilhas, gados de corte da raça purumã,  desenvolvida no Paraná. Também a Secretaria de Defesa Animal promoverá uma exposição com mais de 100 animais e uma feira de adoção de pets.

Pela primeira vez, em parceria com a Castrolanda, o encontro terá o Clube da Bezerra, com 15 vagas para filhos de produtores. As inscrições do concurso, que vai avaliar a relação entre o animal e a criança, serão abertas em breve.

A programação do setor agropecuário, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), também vai contar com exposições de maquinários e tecnologias. Além disso, haverá palestras voltadas aos produtores rurais de Irati.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

Desculpe, não encontramos nenhuma postagem disponível.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.