22/08/2023



Cotidiano Educação Guarapuava

Projeto da Unicentro capacita vítimas de violência doméstica

Objetivo do curso de panificação é ofertar oportunidade de renda às mulheres em vulnerabilidade financeira. O projeto atenderá três turmas com 12 alunas

whatsapp-image-2023-02-27-at-16.11.52

Objetivo do curso de panificação é ofertar oportunidade de renda às mulheres em vulnerabilidade financeira. O projeto atenderá três turmas com 12 alunas (Foto: Unicentro)

Um projeto de extensão da Unicentro apoia mulheres vítimas de violência doméstica no processo de superação e recomeço. Isso porque, a trajetória para elas pode ser complexa já que muitas vezes, elas também enfrentam barreiras sociais, econômicas e emocionais.

Para isso, elas participam do projeto de Capacitação em Produtos de Panificação, Conservas e Doces. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicentro, em parceria com o Núcleo Maria da Penha de Guarapuava (Numape), também da universidade.

De acordo com a Unicentro, o projeto atenderá três turmas de até 12 mulheres cada. Os recursos do edital possibilitaram a compra de equipamentos e dos alimentos utilizados nas aulas. Além disso, as participantes têm aulas com seis professores voluntários do departamento, e contam com o suporte de uma técnica formada e quatro acadêmicos.

CURSO

Até agora 18 participantes saíram formadas, com direito a certificado. Além disso, mais 12 iniciaram uma nova jornada. De acordo com a coordenadora da ação extensionista, professora Roberta Letícia Krüger, o objetivo é estimulá-las a pensar em empreender, nem que seja em casa. “Mas que consigam gerar um recurso. Além de melhorar a autoestima, mostrar que são capazes e que podem fazer o bem para elas próprias e para sociedade”.

A psicóloga Eliana Sutil explica que a vulnerabilidade financeira e a dependência do parceiro são fatores enfrentados pelas vítimas.

O curso possibilita uma capacitação, uma forma de elas empreenderem e iniciarem a independência do marido, do parceiro. O Numape e o curso juntos são muito importantes porque no mesmo momento em que elas seguem no projeto, nós continuamos com o apoio, acolhendo a mulher, dando atendimento psicológico e jurídico. Depois, continuamos acompanhando, a ideia é que a mulher rompa o ciclo de violência.

Conforme a instituição, o conteúdo do projeto engloba aulas teóricas e práticas que envolvem processamento de alimentos e práticas de fabricação. A maior parte é de aulas de panificação e algumas abordam doces derivados de hortaliças. Por exemplo, doce de abóbora, geleia de laranja e geleia de abacaxi. As últimas aulas são de processamento de vegetais.

SONHO ANTIGO

Soidinei do Nascimento, que está começando o curso, já tinha afinidade com a área de produção de alimentos e o sonho de abrir o próprio negócio estava sendo adiado por falta de oportunidade. “

Eu tinha interesse, só que eu não tinha como pagar. Então, caiu do céu essa proposta da Unicentro. Quero abrir um negócio, quero aprender, fazer tudo o que eu conseguir.

SUPORTE

Durante o curso, as mulheres com filhos de 4 a 10 anos e que não estão no período escolar podem contar com o apoio da Brinquedoteca da Unicentro. Além disso, elas têm transporte oferecido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo