A UniGuairacá Centro Universitário foi uma das 19 instituições selecionadas pelo governo do Estado do Paraná em 10 municípios, para participar do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022.
O programa produz e comercializa soluções inovadoras, e conta com o apoio do governo. De acordo com as informações, a pesquisa da instituição que ganhou destaque em nível estadual intitula-se ‘Disposição aplicada a material didático para o ensino de soroban’.
A autora é a professora Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, que desenvolveu o material durante a tese de doutorado.
SOROBAN DOURADO
Conforme as informações, o material didático Soroban Dourado, desenvolvido pela professora, permite a compreensão da estrutura do soroban. E com isso, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos relacionados aos números e operações.
Em especial, por estudantes com deficiência intelectual, deficiência visual, outras deficiências, ou mesmo por estudantes sem deficiência. “A participação no programa é de fundamental importância para que este material possa ser produzido a um custo menor, assim, professores e estudantes poderão ter acesso a ele no processo de ensino e aprendizagem”.
PROGRAMA
Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Prime tem o objetivo de transformar os resultados de pesquisas científicas e tecnológicas em produtos comerciais. Assim, a iniciativa busca incorporar os projetos existentes ao mercado. Além disso, contribuir para a disseminação científica e tecnológica paranaense em prol da sociedade.
Por fim, os projetos selecionados são provenientes de pesquisas acadêmicas de instituições de ensino de todo o Estado. As áreas pesquisadas são agricultura e agronegócios, biotecnologia e saúde e sociedade, educação e economia.
Leia outras notícias no Portal RSN.