22/08/2023



Cotidiano Educação Região

Projeto de aluno de Irati pode virar Lei no Paraná

O projeto será defendido na Assembleia Legislativa do Paraná entre os dias 18 e 22 de novembro. Adriano cursa o 2° ano do Ensino Médio

Projeto-Geração-Atitude-2-1

Projeto de aluno de Irati está sob a orientação do professor Eleandro de Carvalho (Foto: Reprodução/NRE)

O projeto do aluno Adriano Henrique Kertelt, aluno do 2º ano do Ensino Médio em Irati foi selecionado no programa Geração Atitude. A atividade é desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público do Paraná. O aluno está sob orientação do professor Eleandro de Carvalho.

Assim, o projeto de lei proposto pelo estudante da Escola Estadual do Campo Gonçalves Junior concorreu com outros 262 projetos e ficou entre os 32 selecionados para a próxima etapa. “Estou muito orgulhoso e otimista. Chegar até aqui e poder mostrar para o Paraná nossas ideias já é uma vitória”, diz o estudante.

QUINTA EDIÇÃO

Esta é a quinta edição do programa Geração Atitude, em que o projeto vencedor pode se tornar lei no Paraná. De acordo com o Núcleo de Educação de Irati, a maioria das propostas inscritas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, cidadania e tecnologia.

Além disso, a comissão julgadora, formada por representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça. Além da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Secretaria de Educação e do Esporte, analisou a qualidade dos trabalhos apresentados. Isso conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; relevância da proposição para a sociedade; criatividade e originalidade, dentre outros parâmetros.

O PROJETO

O projeto apresentado pelo aluno do distrito de Gonçalves Junior pretende instituir a Semana da Cidadania do Jovem do Campo. A semana tem por objetivo o intercâmbio entre as escolas do campo e suas respectivas comunidades, proporcionando atividades culturais. Além de gastronômicas, esportivas, palestras e workshops, bem como a emissão e regularização de documentos.

A ideia surgiu a partir da minha realidade e das aulas de filosofia, em que temos a oportunidade de refletir sobre a política, sobretudo com o estudo do Guia do Cidadão. Acredito que a troca de conhecimentos entre os jovens e as escolas do campo é importante para que possamos nos fortalecer e conhecer nossos potenciais.

“Eu também cresci e estudei no meio rural. Sei o quanto os jovens precisam de ações que valorizem suas iniciativas e os coloquem no mundo como cidadãos ativos, capazes de interferir e transformar a realidade em que vivem. A valorização e o investimento em educação são essenciais para o empreendedorismo e a manutenção do jovem no meio rural”, observa o professor.

DIA DA DEFESA

Entre os dias 18 e 22 de novembro os iratienses se juntarão aos demais professores e alunos cujos projetos foram selecionados para a Caravana da Cidadania, em Curitiba. Durante este período os participantes defenderão suas iniciativas no plenário e terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público do Paraná. O projeto vencedor será conhecido em solenidade na Assembleia Legislativa.

“Este projeto é reflexo de um olhar carinhoso e de quem conhece as escolas do campo. É fruto do esforço de um aluno aplicado e um professor que se dedicado à profissão. Estamos muito felizes com a representatividade desta conquista”, comemora a diretora do Colégio Estadual do Campo Gonçalves Junior, Eliane Ianiski.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo