Projeto “Eu Leio” estimula alunos da rede municipal em Pinhão

Equipe pedagógica destacou a importância da leitura na formação e aprendizagem das crianças

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão deu início no mês de abril no projeto “Eu Leio”. As atividades serão intensificadas durante a semana do livro, que é entre os dias 15 e 18 de abril. As ações do projeto incluem todos os alunos das escolas e CMEIs, que de acordo com dados da Secretaria de Educação, somam cerca de 3.500 crianças.

De acordo com a equipe pedagógica do projeto, o principal benefício é que ao dar mais ênfase às práticas e hábitos de leitura, as crianças desenvolvem maiores capacidades de aprendizagem e tornam-se mais críticos. Para a secretária de Educação e Cultura do município, Maria Aparecida de Oliveira Santos, a iniciativa proporciona ainda maior visibilidade aos projetos de leitura que já são executados nas escolas da rede municipal e nos CMEI’s.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

“O projeto ainda conta com visitas conduzidas pela equipe pedagógica da secretaria e do Departamento de Cultura à Biblioteca Municipal onde são realizadas atividades como contação de histórias, oficinas e cinema”.

Ela destacou que a necessidade de inserção da leitura nas escolas e nas rotinas das crianças é primordial. “A prática é essencial para que incorporem o hábito da leitura no seu dia a dia”, disse. Maria Aparecida ainda desenvolve um projeto em uma turma de 5° ano da rede municipal, que culminará com a exposição de “Literatura na rua”, onde a história escolhida será exposta na avenida central da cidade.

A coordenadora pedagógica do projeto, Sandra Mara Cordeiro, contou que no dia 16 de abril ocorre a atividade “A leitura está na praça” que contará com a presença das escolas expondo e apresentando os projetos desenvolvidos ou em andamento.

OUTRAS ATIVIDADES DA SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão promoveu a capacitação para os professores da rede pública municipal de ensino. A ação é uma sequência ao Programa de Formação Continuada. As atividades foram executadas no fim da semana passada.

Sobre os cursos de capacitação a secretária de Educação e Cultura do município, Maria Aparecida, explicou que são imprescindíveis para melhora do desempenho dos profissionais. “Os encontros de formação continuada contribuem para o desempenho e valorização profissional, além de possibilitarem a melhoria da qualidade do trabalho realizado junto às crianças”.

Durante a formação foram discutidos conceitos e temáticas pedagógicas direcionadas para professores que integram a Educação Infantil por série e turma. As oficinas foram ministradas pelas professoras Janete de Fátima Ferreira e Simone Maria de Bastos do Nascimento, ambas da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

AULA INAUGURAL

UniGuairacá dá início às atividades da 2ª turma de mestrado profissional

RECONHECIMENTO

UniGuairacá recebe moção de aplausos por 15 anos de existência

MERCADO EM ALTA

Oportunidades de trabalho para engenheiro civil crescem mesmo durante pandemia

Comentários