Projeto quer registrar histórias do Xarquinho em Guarapuava

Portal RSN e curso de jornalismo da Unicentro vão registrar memória do bairro

Xarquinho em Guarapuava (Foto: Reprodução)

O bairro Industrial Xarquinho inicia neste sábado (4), a partir das 16h, um projeto interativo que pretende recuperar e documentar a história do bairro, incentivar a leitura e homenagear moradores icônicos da comunidade.

De acordo com o líder comunitário, Everaldo Fogaça, diretor do Departamento de Cultura da Associação de Moradores, para atrair os moradores, principalmente, as pessoas mais idosas que moram no bairro desde o início, roda de chimarrão, música e conversa boa vão tirar histórias da oralidade. “São memórias do bairro que se não forem documentadas serão esquecidas”.

Para esse registro, foi feita uma parceria com o Portal RSN e com o curso de jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O que chama a atenção para o projeto é também a criação de um biblioteca comunitária na sede da Associação de Moradores. Para isso, a diretoria pede a doação de livros. A sala de leitura vai homenagear um andarilho do Xarquinho, o “Abeia”, considerado um “profeta gentileza”. Também será homenageado um dos primeiros moradores do bairro, Moacir Gonçalves.

Segundo Fogaça, o projeto será a cada 15 dias.

 

Relacionadas

NOVOS CASOS

Guarapuava confirma quatro novos casos de covid-19

ADRENALINA

Shopping Cidade dos Lagos abre pista de patinação nesta sexta

INOVAÇÃO

Projeto PrevSIN do Simepar inova na previsão de chuvas

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com