22/08/2023
Geral

Pronatec forma operador de empilhadeira e mecânico

imagem-62133

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) capacita mais 32 alunos nas turmas de operador de empilhadeira e mecânico de motores a diesel. Com carga horária de 200 horas, os cursos foram realizados através da parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social, Sest/Senat e Agência do Trabalhador de Guarapuava. O evento que aconteceu nessa segunda feira (04) reuniu familiares e amigos dos formandos na Chácara das Hortências, no bairro Jordão. O prefeito Cesar Silvestri Filho prestigiou a formatura.

O prefeito  destacou que os cursos trazem benefícios aos formandos e à cidade, impulsionando as mudanças pelas quais Guarapuava está passando quando se fala em qualificação da mão de obra e geração de empregos. “Nosso município vivia um momento no qual não havia profissionais devidamente qualificados. Agora estamos preocupados com o aumento da oferta de cursos para a população, com o fortalecimento das nossas empresas e a atração de novos investimentos, pois, além de capacitar, estamos auxiliando para que haja aumento no número de vagas no mercado de trabalho”. Este ano o Pronatec já formou 226 alunos em Guarapuava nas mais diversas áreas.

 

Nesses dois cursos, formaram-se pessoas de todas as idades. Domingos Antonio Dambros, 76 anos, fez o curso de operador de empilhadeira, gostou e quer participar de outros. “Fiz a matrícula para ocupar um pouco a cabeça e porque é importante sempre aprender coisas novas. Nas aulas, aproveitei para fazer amigos e agora quero trabalhar nessa área”, conta o caminhoneiro aposentado. Já para o motorista José Maurício Ferreira, 45 anos, aproveitou o Pronatec para se atualizar. “Achei excelente. Aprendi uma nova profissão e me atualizei. Vou indicar para amigos também procurarem o programa”, ressalta o recém-formado operador de empilhadeira.

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos, a entrega do diploma é apenas o começo. “Vocês podem e devem levar seus currículos na agência. Faremos questão de acompanhar o ingresso de vocês no mercado”, disse aos formandos. Também estiveram na formatura o diretor do Conselho Nacional do Transporte e conselheiro do Sest/Senat do Paraná, Luiz Anselmo Trombini, o dirigente do Sest/Senat, Paulo Afondo Ferreira Silveira, e os instrutores Samuel Scheller Sydor e Fabrício Lupepsa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.