Provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC) acontecem domingo

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realiza no dia 29 de novembro as provas da primeira edição do Programa de Avaliação Continuada (PAC), que conta com a participação de 1445 candidatos, que estão na primeira série do ensino médio e que podem participar do processo seletivo. As provas serão realizadas anualmente nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.
De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Coorps), do total de inscritos, 938, quase 65%, são do sexo feminino e 507 do masculino, sendo que 202 candidatos possuem 14 anos; 995 inscritos estão com 15 anos; 170 estão com 16; 55 possuem 17; e 23 possuem 18 anos ou mais. Os oriundos da rede pública de ensino contabilizam 1221 (84,5%) candidatos, da rede particular são 94 inscritos e 130 não informaram a procedência. Outro dado fornecido é que 671 alunos optaram por inglês e 774 por espanhol na prova de Língua Estrangeira.

Sobre o PAC
O PAC é implantado pela Unicentro com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar a oferta de vagas dos cursos de graduação aos alunos da região. O sistema é um método de seleção que difere do vestibular tradicional, principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Os alunos, inscritos em 2009, que fizerem todo o processo (PAC I – em 2009, PAC II – em 2010, e PAC III – em 2011) e forem aprovados, ingressarão na Unicentro em 2012.
A Coorps ressaltou que, para os alunos que cursam o ensino médio com quatro anos de duração, nos quais o terceiro ano não é considerado como conclusão, é obrigatória a realização da prova do PAC III na quarta série de seu curso.
O programa incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do ensino médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, e tem como objetivo selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas durante as três séries do ensino médio.
O número de vagas ofertadas pelo PAC será de vinte por cento do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro. A pontuação final do candidato será a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas. “Mesmo participando do PAC, o aluno poderá se inscrever nos concursos vestibulares de primavera e verão, pois os processos acontecem separadamente”, explicou o professor Ronaldo Jorgensen, coordenador de Processos Seletivos.
Demais informações na Coorps através do e-mail: vestibular@unicentro.br ou do site: www.unicentro.br/pac.

Fonte: Assessoria Unicentro
Foto: Nagel Coelho

Relacionadas

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

'Cidade dos Lagos' sedia curso de engenharia biomédica e Campo Tech Park

VAMOS ESTUDAR?

Unicentro abre inscrições para pós-graduação em Letras

VAMOS ESTUDAR?

Senac Guarapuava oferece cursos de capacitação em Guarapuava

Comentários