22/08/2023
Cotidiano Região

Prudentópolis agora também é a ‘Capital da Oração’ no Paraná

Projeto para Prudentópolis apresentado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, já tem a sanção do governador Ratinho Junior

PRUDENTOPOLIS

Prudentópolis agora também é a ‘Capital da Oração’ no Paraná (Foto: Prefeitura)

Prudentópolis já se tornou conhecido como o município das ‘Cachoeiras Gigantes’ ou ainda como a ‘Ucrânia Brasileira’. Entretanto, pela religiosidade da população, cuja maioria descende de imigrantes ucranianos e poloneses, ganhou um novo título. Assim, o município que fica a cerca de 67 quilômetros de Guarapuava, agora é também a ‘Capital da Oração’.

De acordo com o presidente da Alep, Ademar Traiano, autor do projeto já sancionado pelo governador Ratinho Junior, Prudentópolis conta com mais de 50 igrejas católicas no rito bizantino ucraniano. Além de outros 70 templos do rito católico latino.

Entretanto, a beleza arquitetônica das igrejas atraem turistas. É que muitas delas mantêm o estilo bizantino, com cúpulas abobadadas. Outras, possuem torres esguias, em estilo gótico. São esses detalhes que diferenciam os tempos do rito ucraniano bizantino das igrejas católicas latinas.

Todavia, além das missas celebradas em ucraniano, a fé da população mantém ritos tradicionais. Assim sendo, o ponto alto das celebrações religiosas é a Páscoa. “Nesse dia se trocam os votos ‘Hréstos Voskrés’ e Voistenu Voskrés’. Ou seja: Cristo ressuscitou e em verdade ressuscitou”. Conforme manda a tradição, as pessoas se reúnem na Igreja São Josafat, o marco zero do município.

A MAIS BELA DO PAÍS

(Foto: Prefeitura)

Em estilo bizantino  a igreja de São Josafat é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a construção se deve ao esforço dos primeiros padres basilianos vindos para o Brasil. Conforme a obra, possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. Além disso, a igreja possui quatro abóbadas. Cada uma de três representa os braços da cruz e uma central, bem maior, cobre a nave da igreja.

De acordo com a arquitetura, o interior mostra as três clássicas divisões das igrejas cristãs. Assim, tem o vestíbulo ou átrio dos catecúmenos; o lugar onde nas antigas igrejas ficavam os não professores e pagãos; a nave ou corpo principal da igreja onde todos os cristãos se reúnem. O sacrário ou santuário, onde fica o Altar Mor, as relíquias e a cátedra do oficiante é separado da nave pelo magnífico “Ikonostás”. Trata-se de uma coleção de ícones sacros executados em Munique e entalhados em madeira.

A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja. O púlpito é outra arte. Feito em madeira representa um barco com rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas. Tudo é uma referência ao apóstolo São Pedro.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do Paraná, a matriz possui também um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

(Foto: Prefeitura)

Entretanto, no rito ocidental o destaque é para a Igreja de São Batista. Em 1900,  pelo padre Antonio Ryman, vindo da Polônia. Juntamente com a divulgação de algumas políticas de imigrantes que estabelecem a colônia em busca de terras para a agricultura e o clima da região que foi tratada com o clima europeu. Traziam a toda a fé e a sua religião cristã, misturando-se aos demais brasileiros e imigrantes ucranianos e alemães. Padre Antonio Ryman foi o primeiro vigário da Igreja de São João Batista. Essa igreja também possui um apelo turístico muito forte. Para festejar São João há mais de 10 dias de comemorações, uma tradição de mais de 100 anos.

Todavia, o povo de Prudentópolis também professa a fé no Santuário de Nossa Senhora das Graças. Assim como ‘a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. De acordo com Traiano, trata-se da única igreja de rito ucraniano católico no território nacional, subordina  à Arquieparquia de Rito Ucraíno Católico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.