Prudentópolis faz 114 anos com reabertura de Monumento Natural São João

A decisão foi tomada a partir das informações de que o município não registra há 10 dias, nenhum caso ativo de coronavírus

Prudentópolis faz 114 anos com reabertura de Monumento Natural São João (Foto: Reprodução/Facebook)

O município de Prudentópolis completa 114 anos nesta quarta (12). E um dos principais pontos turísticos da Terra das Cachoeiras Gigantes, será reaberto. Trata-se do Monumento Natural São João, criado em dezembro de 2010. Conforme a prefeitura, a decisão foi tomada a partir das informações de que o município não registra há 10 dias, nenhum caso ativo de coronavírus. O último registro positivo para a doença foi no dia 31 de julho.

Assim, de acordo com informações divulgadas pela Saúde Municipal nesta segunda (10), dos 58 casos confirmados, 57 estão recuperados. Prudentópolis tem um registro de morte pela doença. Uma mulher de 91 anos morreu no dia 5 de julho. Ainda conforme o último boletim, 44 pessoas são monitoradas e 12 aguardam resultados de exames laboratoriais.

A partir desse panorama, a administração municipal decidiu reabrir o Monumento Natural São João para visitação. Entretanto, as visitas ao local serão de acordo com medidas sanitárias de segurança e ocorrerão por meio de agendamentos, de quinta a domingo, das 9h às 16h. Nas segundas, terças e quartas, o Monumento estará fechado para limpeza e desinfecção.

Por fim, neste 12 de agosto, haverá um ato cívico em comemoração aos 114 anos do município. A prefeitura informa que serão observadas as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus e o ato será transmitido por live a partir das 9h, pela página da administração municipal no Facebook. “Fique atento ao horário, acompanhe e participe aí da sua casa”.

(Imagem: Reprodução:/viajeparana)

SALTO SÃO JOÃO

O Monumento Natural Salto São João fica a 22 quilômetros o Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge a cachoeira com grande volume de água, tem queda de 84 metros de altura e segue pelo Rio São João.

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Monumento Natural do Salto São João foi criado para garantir proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), flora, fauna e recursos hídricos. Em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos, além do entorno que formam um cânion de 84 metros de altura.

O Rio São João é um dos rios que compõem a Bacia do Rio Ivaí, com 56 quilômetros de extensão dentro do município. Assim, é um dos principais rios de Prudentópolis e ao longo do leito existem quedas d’água e locais utilizados para lazer. Além disso, o local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus.

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Monumento possui ainda um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e loja de artesanato. Por fim, a Gestão da Unidade é compartilhada, entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

Mirante 1 do Monumento São João (Foto: Reprodução/Facebook)

SERVIÇO

Agendamento de horário
e-mail: infoturprudentopolis@gmail.com
(42) 3908-1105 – Centro de Informações
(42) 3446-3946 – Secretaria de Turismo

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Obras vão interditar a BR-277 em Guarapuava nesta quarta (23)

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Travesti denuncia exploração de cafetina contra 'trans' que vêm de fora

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Programa Educacional de Trânsito ocorre em colégios de Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com